MERCADO

Conteúdo

MBPS debate sobre práticas sustentáveis e coloca o produtor rural no centro das discussões na COP29

Painel realizado no dia 16 de novembro, em Baku, abordou sobre a sustentabilidade na produção bovina no Cone Sul-Americano
feedfood

Durante a COP29, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) discutiu a sustentabilidade na pecuária, com a participação de Liège Correia, diretora de sustentabilidade da JBS, que representou a entidade no painel “Produção Pecuária Sustentável no Cone Sul-Americano”. O evento, realizado no pavilhão do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), focou em ações estruturais para o desenvolvimento rural e na melhoria da qualidade dos produtos agropecuários. O painel também abordou a importância de unir práticas sustentáveis com eficiência produtiva para atender às demandas ambientais e econômicas.

Liège Correia destacou o potencial do Brasil em liderar soluções sustentáveis na agropecuária, principalmente no que se refere à recuperação de áreas degradadas. A recuperação de pastagens foi apontada como um diferencial competitivo para o país, capaz de gerar impactos positivos tanto ambiental quanto economicamente. Segundo ela, se o Brasil aproveitasse de forma plena essas áreas para a produção de alimentos, o impacto positivo seria enorme, impulsionando a sustentabilidade no setor.

Liège Correia, diretora de sustentabilidade da JBS, organização associada da MBPS (Foto: Divulgação)

A diretora também enfatizou a necessidade de envolver o produtor rural nas decisões sobre práticas sustentáveis. Para alcançar as metas climáticas e aumentar a eficiência produtiva, é fundamental que o produtor seja uma parte ativa nas discussões, aplicando práticas baseadas em ciência e inovação. Correia apontou que o sucesso das soluções sustentáveis depende da colaboração direta com o produtor, que deve ser considerado como uma peça-chave no processo.

Outro ponto importante abordado por Liège foi o papel da pecuária brasileira na sustentabilidade, destacando como a reciclagem de resíduos da agricultura, como os coprodutos do etanol de milho, tem contribuído para um modelo mais sustentável. Ela também mencionou a importância do modelo de produção tropical no Brasil, que permite integrar agricultura e pecuária em um ciclo de produção altamente sustentável, com até três safras por ano. A mensagem central foi a necessidade de comunicar amplamente o potencial desse modelo, que alia intensificação sustentável à preservação da biodiversidade.

FONTE: MBPS, adaptado pela equipe FeedFood

LEIA MAIS

Fundo JBS pela Amazônia defende crédito e assistência técnica para pequenos produtores na COP29

COP29: Pecuária reforça reciclagem de resíduos agrícolas, afirma diretora da JBS

Líderes do G20 adotam recomendações de força-tarefa empresarial sobre sistemas alimentares