Felipe Machado, da Redação I felipe@dc7comunica.com.br
Valeria Campos, de Goiânia (GO) I valeria@dc7comunica.com.br
Durante o Workshop Pecuária Intensiva a Pasto, evento realizado pelo Coan Consultoria e Intensiva Consultoria, que acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro em Goiânia (GO), Mauricio Palma Nogueira, engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Athenagro, compartilhou suas perspectivas sobre o setor da pecuária, destacando a relevância do planejamento e da tecnologia para os próximos anos. Nogueira ressaltou a importância de o produtor rural se planejar e antecipar possíveis mudanças no cenário do mercado.
“A importância é o produtor se planejar, ter um horizonte de previsibilidade ou pelo menos ter os alertas do que pode mudar essa previsibilidade”
De acordo com Nogueira, o momento atual oferece um cenário mais seguro para investimentos no setor, especialmente no que diz respeito ao uso de novas tecnologias. “Estamos entrando num momento que tende a dar um pouco de segurança para fazer investimentos, para trabalhar o aporte tecnológico e tudo mais. Então é bom que ele consiga visualizar até onde pode chegar e, caso alguma coisa aconteça no caminho, já esteja preparado para fugir dos riscos”, explicou.
Durante sua palestra, Nogueira também apresentou dados sobre o desempenho do setor em 2024, destacando os recordes alcançados em produção, exportação e disponibilidade de carne no mercado interno. “Este ano, batemos recordes de produção de carne, recordes de exportação e recordes de disponibilidade de carne para o mercado interno. Foi um ano muito bom, tanto para a sociedade quanto para a pecuária, que entregou carne, exportou e trouxe dividendos”, disse. Segundo ele, esses indicadores positivos refletem um crescimento sustentável e equilibrado para o setor.
Nogueira comentou ainda sobre o impacto das inovações tecnológicas na produtividade da pecuária brasileira. Ele destacou que, nos últimos 30 anos, houve um aumento de até 190% na produtividade do setor, afirmou estar otimista quanto à contínua evolução tecnológica no setor.
“A tendência agora é que isso continue, pois entramos num ambiente extremamente competitivo. Ou você faz, ou você sai do mercado. O que antes era visão de futuro, hoje é uma obrigação.”
A FeedFood está presente no evento, acompanhando as discussões e trazendo as novidades e análises diretamente aos seus leitores.
LEIA TAMBÉM
Aleris promove evento para discutir os “Desafios no Campo” com soluções inovadoras
Retrospectiva 2024 e perspectivas 2025: Avanços e desafios da pecuária sustentável no Brasil
Simpósio no IPPE 2025 destaca papel da renderização na sustentabilidade da produção animal