Conteúdo que circula as redes faz menção sobre reprocessamento térmico
Considerado ilegal, o reprocessamento térmico do leite para consumo humano não faz parte dos procedimentos para a obtenção do UHT (Ultra Alta Temperatura). O Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA) rebateu na última semana as informações que circulam pela internet fazendo menção a tal procedimento.
De acordo com a nota emitida pelo Ministério, as informações são falsas. “O reprocessamento térmico do leite para consumo humano direto é proibido pelo Parágrafo 8º, do Artigo 255 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem – RIISPOA, aprovado pelo Decreto no 9.013 de 29 de março de 2017, não podendo ser, de forma alguma, praticado pelos laticínios”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ana Lucia Viana.
A Pasta também ressaltou, em nota, que o Dipoa, juntamente com as unidades do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), mantém seu trabalho de acompanhamento, fiscalização, inspeção e auditorias da produção dos alimentos de origem animal a fim de garantir que qualquer irregularidade seja evitada.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.