Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Mapa lança AgroInsight para fortalecer as exportações do agronegócio brasileiro

A ferramenta fornece dados estratégicos para aproximar produtores e exportadores do Brasil ao mercado internacional
Por Equipe Feed&Food

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou nesta quinta-feira (23) o AgroInsight, uma nova ferramenta criada para impulsionar as exportações de produtos agropecuários do Brasil. A iniciativa tem como objetivo identificar novas oportunidades de negócios e consolidar a posição do Brasil no mercado internacional, alinhando-se aos esforços do ministro Carlos Fávaro de expandir a promoção comercial e explorar os mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos.

O AgroInsight oferecerá 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, com 76 documentos mensais elaborados pelos adidos agrícolas no exterior. Esses relatórios serão divididos igualmente entre produtos de origem animal e vegetal, e cada um incluirá, no mínimo, duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo. A ferramenta visa conectar produtores e exportadores brasileiros com as demandas internacionais, proporcionando acesso a informações cruciais sobre consumo, regulamentações e tendências globais.

A ferramenta AgroInsight lançada pelo Mapa busca impulsionar exportações do agronegócio brasileiro (Foto: Divulgação)

Segundo o ministro Carlos Fávaro, o AgroInsight reforça a colaboração entre o setor público e privado, aumentando a competitividade e a eficiência do agronegócio brasileiro. Fávaro enfatizou que a ferramenta é mais do que um simples recurso: trata-se de uma integração do Brasil com o mercado global, que visa promover inovação, sustentabilidade e oportunidades para os produtores brasileiros, além de fomentar o crescimento do setor agropecuário exportador.

A nova ferramenta terá grande impacto na consolidação do Brasil como um dos principais exportadores de produtos agropecuários no mundo. Os relatórios serão inicialmente disponibilizados para todas as associações setoriais do agro, e, conforme destacou o secretário Luís Rua, a ferramenta reforça o papel dos adidos agrícolas na promoção do comércio internacional e no fornecimento de informações estratégicas para o avanço do setor.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM

MAPA e tradings do setor agro se reunem para definir estratégias de fortalecimento das exportações

MAPA anuncia o Egito como novo destino da carne e miúdos de búfalos brasileiros

Mapa e Paraná firmam parceria para fortalecer a inovação no agronegócio brasileiro