Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

MAPA e Fazenda pautam atualizações do Plano Safra

Ministro da agricultura e pecuária destaca um Plano mais robusto para o próximo ano
feedfood

Por um agronegócio cada vez mais robusto, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, voltou a se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar dos recursos que serão disponibilizados para o Plano Safra 2023/2024. Encontro ocorreu nesta quarta-feira (24).

Segundo destaca o MAPA, Fávaro levou a proposta de um Plano Safra mais robusto do que o de 2022/2023, “especialmente por causa das diferenças conjunturais entre aquele período e o atual”.

“Há um movimento de inovação na busca de recursos livres, com taxas de juros mais compatíveis com a conjuntura atual”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária. Ele citou o ineditismo da liberação de crédito rural em dólar pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Como frisou o ministro, “pela primeira vez na história, tivemos liberação de crédito através do BNDES, com taxas de juros muito mais baratas do que o próprio Plano Safra e zero de recurso público para equalizar”.

Essas novas oportunidades de crédito, de acordo com ele, atuam de forma paralela ao sistema de liberação de recursos pelo governo e os ministérios da Fazenda e da Agricultura e Pecuária estão intensificando a busca por mecanismos para permitir que o mercado possa financiar a agropecuária brasileira sem a participação do Tesouro.

“Não podemos achar que essa será a regra principal, até porque quem produz milho, arroz, leite, feijão e hortaliças precisa de custeio e não tem hedge natural em dólar e por isso precisa de juros mais baixos para poder colocar o alimento na mesa dos brasileiros”, ponderou.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

15º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura abre inscrições

Valor da Produção Agropecuária (VPA) de Santa Catarina cresce 13,8%

Produzir milho é vocação nacional, afirma ministro

Patrocinado
Patrocinado