Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

MAPA alcança recorde histórico com novos mercados abertos

Até o momento, são 246 novos mercados internacionais em 60 destinos, que fortalecem as exportações do agro brasileiro
feedfood

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atingiu um novo recorde ao abrir 246 novos mercados internacionais em 60 destinos. Esse avanço nas exportações agrícolas reforça o compromisso do Brasil em expandir suas oportunidades no comércio global, trazendo benefícios diretos ao setor agropecuário e à economia do país. O ministro Carlos Fávaro destacou que essa conquista reflete a determinação do governo em criar novas oportunidades para agricultores e pecuaristas brasileiros.

O mês de setembro de 2024 foi significativo, com o maior número de mercados alcançados desde o início de 2023. Foram 50 mercados abertos em 14 países, superando o recorde anterior registrado em junho do mesmo ano. O ritmo de expansão continua em outubro, com novas aberturas de mercado em Cuba, para sêmen e embriões bovinos e caprinos, e no Japão, para uma variedade de produtos como farelo de mandioca, feno, polpa cítrica desidratada, entre outros.

Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA

Ao longo dos últimos anos, o número de aberturas de mercados tem crescido de forma consistente. Em 2023, foram 78 mercados abertos em 39 países, enquanto em 2022 foram 53 mercados em 26 países. Essa expansão demonstra o sucesso das políticas de diversificação de produtos exportados, indo além das tradicionais carnes e soja para incluir itens como pescados, sementes, café verde e açaí em pó, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, destacou: “Esse recorde é resultado da retomada do diálogo internacional e das boas relações diplomáticas”, informou. O trabalho conjunto com o Ministério das Relações Exteriores tem gerado oportunidades de exportação e fortalecido a economia nacional.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Ferramentas para aliar o agro a sustentabilidade

Certificação à distancia alcança 50 mil solicitações

Genética de elite no centro das atenções da EuroTier 2024