AQUICULTURA

Conteúdo

MAPA abre consulta pública sobre camarão e lagosta

feedfood
Medida visa normatizar a identificação e qualidade dos produtos

Uma publicação realizada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na última sexta-feira (28), abre consulta pública sobre a identidade e qualidade do camarão e lagosta. Ambas as consultas terão prazo de 90 dias para o recebimento de propostas.

As normas serão elaboradas pela Coordenação de Normas Técnicas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). Entre as tipificações para estão os camarões fresco, resfriado, congelado, descongelado, parcialmente cozido e cozido, além da lagosta fresca e congelada.

A referência para esses regulamentos baseia-se nos padrões de qualidade e identidade internacionais, adequadas à realidade e às espécies brasileiras ou encontradas no mercado nacional, em conjunto com o setor produtivo e governamental.

Com isso, espera-se que as empresas sejam beneficiadas com comércio leal devido à definição dos padrões mínimos. Além disso, as aprovações de rótulos e de produtos serão simplificadas no Dipoa. Já os consumidores terão maior clareza sobre os produtos que serão ofertados devido ao conhecimento do padrão mínimo de qualidade que esses alimentos devem ter.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.