À medida que o final do primeiro semestre se aproxima, as expectativas para o mercado de ovos tanto no cenário interno quanto nas oportunidades de exportação ganham destaque.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, mesmo após a Quaresma, momento marcado pela redução na demanda de ovos, o mercado nacional e os preços permanecem estáveis em grande parte das praças analisadas pela instituição.
Com isso, o diretor Comercial da Mantiqueira Brasil, Murilo Pinto, compartilhou uma análise sobre o mercado interno, destacando as fases distintas neste primeiro semestre.
De acordo com Murilo, o primeiro trimestre foi marcado pelo calor intenso que reduziu a oferta de ovos, levando a um mercado forte durante a Quaresma, especialmente na Região Nordeste, que permaneceu em alta. Já no segundo, após a Quaresma, espera-se uma maior oferta de ovos, a qual pode resultar em oportunidades de promoção para os consumidores.
Em relação a recente abertura de mercado para El Salvador, o diretor Comercial explica que ainda não houve resultado: “A abertura de um novo mercado é sempre positiva, mas em termos de gerar grandes impactos ainda não sentimos e ainda não é um mercado tão grande que possa mexer o ‘ponteiro’ na oferta e demanda de ovo nacional de produção e venda de ovos”.
Na sequência, Murilo também compartilhou os principais destinos de exportação com destaque para os países do Oriente Médio, especialmente Dubai, como o principal destino atual. Ele destacou o Japão e o Chile como países com maior potencial de crescimento.
Fonte: Mantiqueira Brasil, adaptado pela equipe FeedFood.
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