Publicidade
Bovinocultura

Conteúdo

Instituto de Zootecnia promove sustentabilidade com aproveitamento de resíduos no Vale do Ribeira

Uso de compostagem permite incorporar carbono ao solo, preservando o bioma regional, melhorando a umidade e a fertilidade
Por Equipe Feed&Food

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está liderando um projeto inovador para integrar a produção de leite de búfalas com o reaproveitamento de resíduos orgânicos no Vale do Ribeira. Desenvolvida no Núcleo Regional de Pesquisa de Registro, a iniciativa conta com apoio da Fundação AgriSus e visa promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica na região, marcada pelo crescimento da bubalinocultura.

A pesquisa busca transformar resíduos orgânicos em compostos aproveitáveis para a agricultura, reduzindo os impactos ambientais do descarte inadequado. Segundo o pesquisador Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, o projeto integra a produção de leite, forragem e manejo de resíduos de maneira sustentável. O uso de compostagem permite incorporar carbono ao solo, preservando o bioma regional, melhorando a umidade e a fertilidade, além de contribuir para o aumento da biodiversidade no solo.

No meio rural, os principais resíduos provêm da pecuária, como fezes e urina dos animais, enquanto nas áreas urbanas predominam resíduos verdes, como galhos, folhas e gramas. A compostagem desses materiais, segundo Carvalho, não apenas diminui custos de produção agrícola, mas também pode substituir ou complementar a adubação química, fortalecendo a saúde do solo e promovendo uma produção mais sustentável.

Pesquisa busca transformar resíduos orgânicos em compostos aproveitáveis para a agricultura (Foto: Reprodução)

Com essa abordagem, o projeto também reforça a viabilidade econômica da produção de leite de búfalas no Vale do Ribeira, oferecendo aos produtores uma alternativa para agregar valor aos resíduos gerados.

Fonte: Secretaria de Agricultura SP, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Pecuária bovina brasileira deve manter trajetória de crescimento de preço em 2025

Crise na produção de peixes nativos nos últimos anos começa a ser superada

Como a pecuária está transformando sua relação com o meio ambiente