Publicidade
AVICULTURAEVENTOS

Conteúdo

APA: “Influenza Aviária não representa riscos a eventos no Brasil”

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br
Foto: reprodução

Devido ao debate atual acerca de novos casos de Influenza Aviária (IA) na América Latina e um possível receio de congressistas, produtores e demais interessados de participarem do XX Congresso de Ovos, Associação Paulista de Avicultura (APA) afirma que doença “não representa riscos em eventos científicos no Brasil”. Encontro ocorrerá entre os dias 13 e 16 de março, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo a APA, a detecção de cepas do vírus causador da IA na Bolívia, Argentina e Uruguai, “foi realizada a partir de aves silvestres aquáticas”, com “importância restrita” aos animais: “Para que um humano seja infectado, é necessário que exista contato direto com uma ave enferma”.

“A despeito da distância entre os locais de isolamentos e o Brasil serem próximos, não houve detecção do vírus em território nacional”, afirma a Associação, frisando que, até o momento, o Brasil é reconhecido como zone livre da doença.

Como também ressalta a APA, nos países fronteiriços, a doença não tem manifestado “caráter de epidemia propagativa”, sendo caracterizada pela ocorrência em poucos animais – “particularmente aves aquáticas silvestres (patos de lagoas)”, assim como o vírus causador “apresenta baixa resistência às condições do meio ambiente”. “Para que seja transmitido através calçados ou roupas, há necessidade de que a transmissão ocorra em poucas horas, dependendo da presença de umidade e matéria orgânica”, explica.

Como exemplo de eventos neste período, a Associação cita a International Production e Processing Expo (IPPE), feira internacional realizada em Atlanta (EUA), em janeiro: “Foi visitada por centenas de brasileiros, e pessoas de outros países que tiveram isolamento comprovado do vírus da IA, inclusive em planteis comerciais”.

“Os Estados Unidos é país endêmico para IA de alta patogenicidade para as aves e, no momento, está enfrentando surtos da doença em aves comerciais e em aves silvestres. É certo que não houve introdução do vírus da IA no Brasil com a participação dessas pessoas no evento”, reforça a APA.

Neste cenário, a Associação destaca estar de “braços abertos” para recepcionar todos os participantes da edição de 2023. Clique aqui e saiba mais sobre a edição.

Fonte: APA, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Valores de produtos de origem suinícola estão em alta

Digitalização facilita comércio com União Europeia e Reino Unido

Venda de sêmen bovino sofre recuo