O VIII Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Estado de São Paulo, ocorre entre os dias 07 e 08 de dezembro para discutir um dos principais benefícios do sistema, a produção de carne e leite de forma mais equilibrada com o meio ambiente, na Embrapa Pecuária Sudeste.
Os especialistas irão debater durante o encontro os seguintes temas: Carne Baixo Carbono, manejo de pastagens, grãos e muito mais assuntos sobre os sistemas integrados de produção atual.
A iniciativa é organizada pela Embrapa Pecuária Sudeste e Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ – Esalq/USP), com apoio da Rede ILPF.
Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Alberto Bernardi, a presença de árvores contribui para o aumento de matéria orgânica no solo, da atividade microbiológica e da ciclagem de nutrientes, influenciando na fertilidade do solo e infiltração e retenção de água na área. Além disso, regula o microclima, possibilitando bem-estar animal, com reflexos diretos no incremento da produção de carne e leite.
O componente arbóreo, ainda, é responsável pelo aumento da biodiversidade, incluindo fauna e microrganismos. A madeira também traz retorno financeiro para o produtor rural.
As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas através do site.
Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023