O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin, ao lado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, debateu com o vice-presidente da China, Han Zheng, as novas oportunidades de comercialização, na última quarta-feira (20).
Durante o encontro, visando o fortalecer a relação entre ambos os países, foram tratadas as possibilidades para o setor de proteína animal e vegetal, como também a missão chinesa que ocorreu no início deste mês de dezembro para auditar plantas brasileiras.
“O Brasil é um dos grandes produtores de alimentos do mundo. Nosso País está no centro do debate da segurança alimentar, da segurança energética e do clima”, destacou o vice-presidente e ministro, Alckmin.
No agro brasileiro, a China é o principal parceiro comercial. As vendas externas para o país asiático até o mês de novembro alcançaram 7,86 bilhões de dólares, destacando as exportações de soja em grãos, com 4,5 milhões de toneladas e US$2,39 bilhões.
Além da soja em grãos, mais cinco produtos registraram exportações superiores a 100 milhões de dólares, entre eles o milho, a carne bovina in natura, o algodão não cardado nem penteado, a celulose e o açúcar de cana em bruto.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023