O Grupo Pão de Açúcar (GPA) foi classificado como o supermercado com o maior controle sobre a cadeia de fornecimento de carne bovina, segundo o relatório Radar Verde 2024. Embora tenha alcançado bons resultados, a empresa recebeu apenas 53 pontos em uma escala de 0 a 100, sinalizando que, apesar de liderar, ainda há necessidade de melhorias significativas nas práticas de sustentabilidade.
Outros grandes varejistas como Carrefour e Assaí ficaram com 48 pontos, e o Cencosud Brasil recebeu uma avaliação muito inferior, com apenas 7 pontos. Todas as outras empresas analisadas pelo estudo, que avaliou 67 varejistas no total, obtiveram nota zero. “Esses resultados são uma chamada à ação para todos — varejistas, consumidores, investidores, financiadores e formuladores de políticas públicas. Ao destacar as lacunas e os avanços nas políticas de sustentabilidade das empresas, o Radar Verde fornece informações essenciais para decisões conscientes de consumo e investimento, incentivando uma transformação sustentável no setor”, afirma Alexandre Mansur, diretor de projetos do Instituto O Mundo Que Queremos, organização que em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), realiza a pesquisa Radar Verde anualmente.
Além de classificar os varejistas, o estudo também destacou a importância de aprimorar os métodos de controle ambiental e transparência. A segunda fase da pesquisa, que avaliará frigoríficos, será divulgada até dezembro deste ano, trazendo mais dados sobre o impacto do setor na preservação da Amazônia.
Fonte: Radar Verde, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Nucleovet critica Projeto de Lei que afeta veterinários
Evento da Ekoa traz soluções nutricionais para monogástricos