Ao realizar os primeiros embarques de carne suína para as Filipinas, o Rio Grande do Sul alcança um novo marco significativo para o setor, cujo representa uma oportunidade promissora para os produtores locais, proporcionando a expansão das exportações.
No mês de dezembro do ano passado, a missão filipina visitou o estado. Em pouco mais de seis meses, os técnicos do país anunciaram a aprovação do produto gaúcho. Os primeiros embarques de carne suína saíram das plantas da Alibem em Santa Rosa e Santo Ângelo e ocorreram na última terça-feira (25).
Segundo o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) do RS, Rogério Kerber, as Filipinas são um importante mercado da carne suína brasileira, que deverá ser o segundo maior comprador em 2024, perdendo apenas para a China.
Já de acordo com a diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do RS, Rosane Collares, ter a oportunidade de demonstrar a excelência do Serviço de Defesa do Rio Grande do Sul é uma grande satisfação para os servidores: “Nós temos essa oportunidade de demonstrar a seriedade com que se trabalha o tema defesa”.
Os embarques para o novo mercado são fruto da organização de toda a cadeia produtiva, conforme informou o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura no RS, Márcio Todero, ressaltando a importância dessa iniciativa para a diversificação dos mercados de exportação.
Fonte: Fundesa, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Estudo destaca crescimento de granjas tecnificadas de suínos no Brasil
Congresso das Mulheres vai reforçar potencial feminino em 2024