A Fider Pescados, líder em produção e processamento de tilápia no estado de São Paulo, anunciou a ampliação de sua capacidade produtiva com a implantação de uma nova fazenda de engorda no reservatório de Estreito, próximo a Rifaina, sede da empresa. O projeto, que entrará em operação em abril de 2025, contará inicialmente com 100 tanques-rede e, ao final da instalação, terá capacidade para produzir 8 mil toneladas anuais de tilápia, um aumento de 83% sobre a oferta atual de 9,6 mil toneladas por ano.
Segundo Juliano Kubitza, diretor da Fider Pescados, a expansão reflete a aposta estratégica do Grupo MCassab no potencial de crescimento do mercado brasileiro de tilápia. “O Brasil já se destaca como um dos maiores produtores globais e tem tudo para consolidar sua posição como grande exportador. Nossa meta é crescer mais de 30% no faturamento em 2025, alcançando R$ 200 milhões”, afirma Kubitza, destacando que a Fider já é um dos principais fornecedores de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos.
Além de atender à demanda crescente no mercado interno e internacional, a ampliação permitirá a ocupação plena do frigorífico automatizado da empresa, localizado em Rifaina, com capacidade para processar 20 mil toneladas anuais. A nova fazenda utilizará apenas dois hectares de área do reservatório de Estreito, com 400 tanques-rede planejados para produção em larga escala.
Outra iniciativa importante para 2025 é a adoção do modelo integrado de produção, já consolidado em setores como avicultura e suinocultura. A Fider começará o programa com dois piscicultores selecionados, que receberão alevinos, ração e suporte técnico para engorda em suas propriedades. “Esse modelo permite ampliar nossa capacidade produtiva com eficiência, sustentabilidade e parcerias sólidas”, conclui Kubitza.
Fonte: Fider, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM
Cenário doméstico e internacional do milho apresenta expectativas divergentes para 2025