Publicidade
Bovinocultura

Conteúdo

Fazendas brasileiras abrem as porteiras para grupo argentino  

Busca pela eficiência foi o ponto alto do tour promovido pela Biogénesis Bagó 
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

Valeria Campos, de Goiânia (GO) 

valeria@ciasullieditores.com.br 

Goiás foi o Estado escolhido para receber um grupo de produtores advindos da Argentina. A região é referência na produção de carne e reúne fazendas com modelos produtivos eficientes e sustentáveis. 

Este encontro fez parte da Gira Técnica Brasil Central 2023, evento promovido pela Biogénesis Bagó. Ao todo, 42 produtores argentinos acompanharam de perto os sistemas produtivos brasileiros durante quatro dias (6 a 9 de novembro).   

Como parte do roteiro, o grupo visitou as fazendas Conforto, Favorita (Kiko´s Ranch) e Esplanada – propriedades com alto nível tecnológico. E no último dia, os produtores seguiram para o Frigorífico Minerva, onde puderam conhecer toda estrutura da companhia. 

 Eficiência, qualidade e sustentabilidade são marcas das fazendas brasileiras (Foto: FeedFood)

Na primeira parada, na terça-feira, 7, em Nova Crixás, os participantes foram recebidos pelo time da fazenda Conforto para uma manhã de palestra com informações sobre o modelo produtivo.  Referência na gestão do agronegócio brasileiro, a propriedade carrega em seu DNA práticas em prol ao meio ambiente. 

“Nós acreditamos como cultura que ser sustentável é ser produtivo. Quando há investimentos para melhorar a terra, é possível aumentar a produtividade e melhorar o rebanho. E aqui fazemos isso na prática, com a produção de adubo orgânico”, realça o CEO, Sergio Pellizzer. 

Com mais de 12 mil hectares, a fazenda Conforto possui uma estrutura de confinamento com capacidade estática para 71 mil animais, sendo 100% deles exportados para fora do País: “Nos tornamos prioridades no mercado, devido à qualidade, periodicidade e padrão dos animais”. 

No dia seguinte, a parada foi na fazenda Favorita. Quem nos acompanhou nesse giro foi o gerente Geral, José Cláudio Silva. Localizada também em Nova Crixás, a propriedade conduz suas atividades dentro de um conceito moderno e eficiente. No total, ela opera um confinamento com capacidade de até 20.000 bois/ano. 

Ao todo, 42 produtores argentinos participaram da iniciativa. Segundo eles, essa expedição atestou a qualidade e o potencial da produção brasileira  (Foto: reprodução)

“As atividades da fazenda iniciaram em 1997 com recria e engorda a pasto, e em 2000 vimos a necessidade de começar com terminação e confinamento devido à exigência da indústria por qualidade e velocidade. Atualmente, a fazenda possui 52 mil cabeças de plantel, e entregamos já este ano 45 mil cabeças para indústria”, discorre Cláudio. 

Mais tarde, perto da hora do almoço, o grupo saiu em direção à fazenda Esplanada, com direito a um almoço típico da região. Após a refeição, os produtores foram convidados a participar de uma tarde de palestra e depois foram conhecer as estruturas da propriedade.  

“Aqui na fazenda sempre tentamos fazer o melhor zootecnicamente, mas a sustentabilidade, como diria um professor da FGV, começa pelo lucro. Ou seja, se o negócio não é lucrativo, ele não é sustentável. Então, o nosso trabalho é conseguir, antes de qualquer coisa, tornar o negócio rentável, lucrativo e viável”, reforça Marcelo Pacheco de Carvalho, sócio-fundador. 

Fazenda de cria, a propriedade utiliza a estrutura de confinamento para suportar o período das secas. No total, a companhia conta com quatro mil matrizes em produção.  

No último dia do giro, a Minerva Foods abriu as portas de sua linha de abate. Com rigorosos protocolos sanitários, a empresa este ano fechou a compra de 16 plantas de abate e desossa da Marfrig na América do Sul e um centro de distribuição por 7,5 bilhões de reais. Somado a isso, a empresa conquistou este ano também o segundo lugar no prêmio europeu Sustainable Food Awards, na categoria Pioneirismo em Sustentabilidade.  

Durante a visita, os produtores puderam conhecer os processos de ponta a ponta e ter contato com algumas iniciativas, como o Programa de Eficiência de Carcaça (PEC). Uma parceria entre Minerva Foods, Biogénesis Bagó e Phibro, a ação tem como objetivo divulgar as melhores práticas para uma pecuária eficiente, buscando a integração da cadeia produtiva, aproximando produtores, indústria e o setor de insumos.  

“Estiveram presentes nesse giro os maiores produtores da Argentina. E a troca de experiências ao longo desses dias, sem dúvidas nenhuma, foi uma das mais enriquecedoras que a Biogénesis Bagó já organizou. Fechamos esse intercâmbio de conhecimento com chave de ouro”, finaliza Carlos Godoy, gerente de Marketing Brasil e LATAM Norte.