O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do painel “Agrorevolução: produtividade com sustentabilidade”, no segundo dia do Fórum Brasil de Investimento – maior fórum de investimentos da América Latina, realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), na quarta-feira (08).
Durante a participação, Fávaro reforçou que o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) está comprometido com a produção sustentável, porém o grande desafio é reconectar o mundo dando mais conhecimento das boas práticas adquiridas pela maioria dos produtores do País.
“O Brasil reconhece seu compromisso com o mundo, reconhece seu potencial de produzir alimentos com qualidade e sustentabilidade e isso certamente é uma oportunidade para o mercado e para nossos países amigos. Juntos, podemos produzir cada vez mais alimentos acessíveis e ajudar a concretizar o legado do presidente Lula, que sonha com um mundo sem fome. O Brasil pode contribuir para esse legado, mas sempre com respeito ao meio ambiente”, destacou o ministro.
Fávaro ainda relatou o avanço das ferramentas que levaram a agricultura ao nível em que está atualmente, com mais tecnologias implementadas para o desenvolvimento do agro. “Os equipamentos e as máquinas utilizadas na agropecuária altamente tecnificada também são um grande ativo brasileiro”, explicou.
O moderador do painel foi o especialista e líder do setor de Integração e Comércio do BID, Leonardo Lahud, também participaram da conversa o diretor-gerente do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita nas Américas, Abdulrahman T. Bakir, presidente & CEO da CropLife International, Emily Rees e a head de Sustentabilidade da Bayer Crop Science Latam, Carolina Graça.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, presente no painel, destacou que o forte do Brasil é a agricultura e que por meio da empresa, foi investido recursos para ciência e tecnologia com o objetivo de fortalecer o agronegócio. Para Massruhá, “as tecnologias para a agricultura podem fazer uma transformação para trazer números positivos e garantir responsabilidade e transparência nos processos de produção”.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023