COLUNISTAS

Conteúdo

Fatores de mudança na criação, entrega e captura de valor no agronegócio

Mauricio Moraes é sócio e líder de Agribusiness e Fabio Pereira é diretor e especialista em Agribusiness, ambos na PwC Brasil
feedfood

O agronegócio é um setor crucial para a economia global, desempenhando um papel importante na alimentação de bilhões de pessoas e no fornecimento de matérias-primas essenciais. Nos últimos anos, porém, o setor tem enfrentado desafios cada vez maiores. De acordo com a 27ª CEO’s Survey da PwC, três fatores principais foram destacados pelos líderes empresariais de empresas do agronegócio no Brasil e no mundo, como os mais impactantes para a criação, entrega e captação de valor no agronegócio nos próximos três anos: as mudanças climáticas, os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento do consumidor. Esses fatores estão transformando rapidamente o cenário agrícola, exigindo adaptação e inovação contínua para garantir a sustentabilidade e a competitividade.

As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios para o agronegócio. Segundo a pesquisa da PwC, 71% dos CEOs do agronegócio destacaram as mudanças climáticas como o principal fator que irá impactar na geração de valor. As alterações nos padrões climáticos, como secas, enchentes e temperaturas extremas, prejudicam a produtividade agrícola, levando a perdas de safra e aumentando os custos de produção. Nesse contexto de instabilidade na previsão climática, será cada vez mais importante o monitoramento e análise de dados para otimizar o uso de recursos e aumentar a eficiência. Implementação de sistemas de irrigação otimizados e desenvolvimento de cultivares de plantas e manejos que tragam mais resilientes às condições climáticas extremas, como práticas regenerativas e uso de biológicos. 

O segundo fator é como as mudanças tecnológicas estão revolucionando o agronegócio, transformando digitalmente desde a saúde do solo, a automação na colheita, passando por sensores, inteligência artificial até o uso de drones para monitoramento dos campos. Conforme o levantamento da PwC, 69% dos CEO’s do agronegócio relataram o impacto dessa mudança. A adoção de novas tecnologias pode aumentar a produtividade, além de reduzir custos e perdas, mas também exige investimentos substanciais e capacitação dos trabalhadores. Com a utilização de novas tecnologias, há demanda por novos conhecimentos técnicos, sendo desafiante a contratação de mão de obra especializada. Uma das alternativas é o investimento e o fomento de programas de formação profissional através da colaboração entre setores público e privado, para desenvolvimento de novas habilidades, preparando-os para usar tecnologias cada vez mais digitais e avançadas.  

O terceiro ponto de destaque que impactará nas cadeias de valor se refere às mudanças nas preferências dos consumidores, com maior ênfase em saúde e sustentabilidade, citado por 60% dos entrevistados. Contribuindo com esse tema, outra pesquisa sobre a Voz do Consumidor da PwC, 2024 revela que mais da metade dos consumidores (52%) pretendem aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos, ou seja, a mudança para dietas mais saudáveis reflete uma crescente conscientização do consumidor sobre o impacto ambiental e social.

Você pode ler a coluna SOLUÇÕES, na íntegra e sem custo, acessando a página 08 da edição de agosto (nº 208) da Revista FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Encontro Mulheres das Águas no IFC Brasil 2024

Aluguel de carro com desconto na OVUM 2024

DDG brasileiro terá Marrocos como novo destino