AVICULTURA

Conteúdo

Facta debate desafios da Influenza Aviária

Encontro, que ocorreu durante o SIAVS 2024, destacou a importância da prevenção e controle da doença no setor avícola
feedfood

A Influenza Aviária representa uma ameaça significativa para a indústria avícola, podendo causar grandes prejuízos econômicos e sanitários. A rápida propagação do vírus entre as aves pode levar à morte de milhares de animais em um curto período, afetando diretamente a produção e a economia de toda a cadeia de abastecimento. A prevenção e o controle são essenciais para proteger os plantéis comerciais, garantir a segurança alimentar e manter a confiança dos mercados consumidores.

Devido a tamanha relevância do tema, a Fundação de Apoio às Ciências e Tecnologias Avícolas (FACTA), realizou um simpósio focado na Influenza Aviária, reunindo especialistas para discutir o cenário global da doença e as pesquisas mais recentes. O evento, que ocorreu dentro da programação do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS) 2024, abordou a importância de aves migratórias e mamíferos marinhos na disseminação do vírus, bem como as principais rotas de contaminação na América do Sul. Palestrantes renomados, como Jansen de Araújo da USP e Priscilla Prudente do Amaral do ICMBio, compartilharam suas perspectivas sobre o controle da enfermidade.

Ariel Antônio Mendes, Presidente da FACTA e Inaldo Sales Patrício foram homenageados no Siavs 2024 (Foto: Divulgação)

Outro ponto alto do simpósio foi a discussão sobre as diferentes abordagens na luta contra a Influenza Aviária. Daniela de Queiroz Baptista, representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), trouxe à tona as lições aprendidas no Brasil com surtos em aves silvestres e de fundo de quintal. Sjaak de Wit, da Universidade de Utrecht, e Fábio Vanucci, da Universidade de Minnesota, contribuíram com insights sobre o desenvolvimento de vacinas e o impacto do vírus H5N1 em outros setores, como a pecuária leiteira nos Estados Unidos.

O evento também foi marcado por homenagens a figuras importantes do setor avícola. Ariel Mendes, presidente da FACTA, recebeu o Prêmio Lauriston Von Schmidt, em reconhecimento ao seu trabalho técnico e dedicação ao desenvolvimento da avicultura. Já Inaldo Sales Patrício, médico-veterinário com cinco décadas de experiência, foi homenageado por suas contribuições significativas à avicultura brasileira, destacando-se como referência em inovação e crescimento do setor.

Fonte: Facta, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

COBEA une cadeia para promover bem-estar animal na indústria

Turquia abre mercado para heparina bovina brasileira

Faesp apresenta o potencial crescimento da aquicultura