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Exportações de produtos compatíveis com a Amazônia ganham destaque

Iniciativa tem como objetivo desenvolver a política para destravar as vendas brasileiras
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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoveu um evento para o lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia entre os dias 25 a 29 de novembro, em Rio Branco (AC). A iniciativa tem como objetivo desenvolver a política para destravar as exportações brasileiras, especialmente para os produtos compatíveis com a floresta. 

Durante a cerimônia, o coordenador de Promoção Comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo da Matta, destacou a importância do projeto Agro.BR, que tem como parceira a ApexBrasil, para impulsionar os negócios de mais de 1.300 pequenos e médios empresários rurais brasileiros no exterior.

Matta explicou que o objetivo do Agro.BR está bem alinhado com o do Exporta Mais Amazônia. “Essa parceria é importante no sentido de oferecer oportunidades aos pequenos e médios produtores da região Norte”, afirmou o coordenador e completou, “temos 11 empresas inscritas no projeto, participando das rodadas para apresentar seus produtos e fechar negócios com 20 compradores internacionais”. 

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Lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia (FOTO: REPRODUÇÃO)

No último dia de programação, os importadores ainda participaram de uma visita técnica à Agroindústria de Chocolate Ligeirinho para conhecer a produção. O grupo também presenciou a fabricação de cachaças artesanais, caldo de cana e a plantação de milho na propriedade. 

“Os compradores internacionais acharam toda a ação muito promissora e tiveram a oportunidade de ver a realidade do produtor rural. Do outro lado, os produtores perceberam que podem ter seus produtos comercializados no comércio exterior. Foi uma experiência muito positiva para eles”, relatou a consultora do projeto Agro.BR no escritório estadual da região Norte, Giselle Amaral, que acompanhou a visita.

A programação do evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e de parlamentares e entidades parceiras, que integram os painéis de debate, apresentação das Mesas Executivas de Exportação e rodadas de negócio com empresas dos setores de açaí, cacau e chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína e de frango. As rodadas de cacau e chocolate foram organizadas pela CNA.

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Importadores visitaram à Agroindústria de Chocolate Ligeirinho (FOTO: REPRODUÇÃO)

Fonte: CNA, adaptado pela equipe FeedFood.

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