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Exportações de carne bovina chegam a 219 mil toneladas e faturamento a US$ 1,04 bi

No histórico, este foi o melhor resultado já registrado para um mês de fevereiro: aumento de 7,5% em volume e 16,5% em faturamento
Por Equipe Feed&Food

As exportações de carne bovina pelo Brasil estão em alta. Prova disso é que em fevereiro deste ano chegaram a 219 mil toneladas, com faturamento de US$ 1,04 bilhão. Os dados, divulgados em 7 de março, são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

No histórico das exportações brasileiras, este foi o melhor resultado já registrado para o mês de fevereiro. Comparado ao mesmo mês de 2024, os embarques aumentaram 7,5% em volume e 16,5% em faturamento.

No acumulado do ano, o Brasil já exportou 428 mil toneladas, um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2024, com faturamento de US$ 2,045 bilhões, um avanço de 13,9%. O aumento no faturamento reflete um preço médio mais alto, com crescimento de 8,8%.

A China se manteve como principal destino da carne bovina brasileira, com 94.448 toneladas embarcadas e um faturamento de US$ 450,38 milhões em fevereiro. Os preços médios para o mercado chinês registraram queda de 2,1% na comparação com janeiro, influenciados pela menor demanda do consumidor e preços mais baixos no atacado.

A China continua sendo o principal destino da carne bovina produzida no Brasil (Foto: Divulgação)

Já os Estados Unidos foram o segundo maior comprador no mês, importando 26.936 toneladas, um aumento expressivo de 42% sobre janeiro. O faturamento com as exportações para o mercado norte-americano totalizou US$ 147,3 milhões, um crescimento de 38,2% no mesmo período.

Outro destaque foi o México, que ficou em sétimo lugar entre os maiores compradores da carne bovina do Brasil, com 4.421 toneladas importadas em fevereiro, um avanço de 41% em relação a janeiro.

Para o presidente da Abiec, Roberto Perosa, os resultados refletem o esforço do setor para manter o crescimento e consolidar a presença da carne bovina brasileira no mercado internacional. “Seguimos ampliando a diversificação das exportações, garantindo um crescimento sustentável para o setor, sem descuidar do abastecimento interno”, afirma.

Ele acrescenta que “as vendas externas representam cerca de 30% da produção nacional e complementam o mercado interno, permitindo que a indústria aproveite melhor cada corte, ajustando o mix de produtos e atendendo às demandas específicas de mais de 150 mercados. Esse trabalho estratégico fortalece ainda mais a competitividade do Brasil no mercado internacional e abre novas oportunidades para a carne brasileira no mundo”.

Fonte: ABIEC, adaptado pela equipe FeedFood

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