Ricardo Santin, o presidente da ABPA, é uma figura admirada por sua simpatia e competência. Com uma carreira repleta de experiências valiosas, ele se inspira na trajetória de seus pais, que foram fundamentais para moldar sua personalidade.
“Esses foram os caminhos que percorri inspirado pelos ensinamentos dele. Ao mesmo tempo, fui professor universitário, uma carreira que me inspirei vendo minha mãe, professora em Marau. Ensinar sempre foi, também, algo forte para mim”, compartilha Santin.
Santin seguiu os passos do pai, José João Santin, um político influente no Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Marau, conhecido por sua luta pelos interesses do povo. Formado em Direito e Mestre em Ciências Políticas, Santin combina o espírito público do pai com a vocação para o ensino da mãe, professora em Marau.
Trabalhando sempre com foco no setor agro, Santin passou pela Conab e pelo MAPA antes de assumir a presidência da ABPA. “O agro alimenta, promove desenvolvimento e é o motor econômico da minha cidade natal. Para mim, dormir ciente de que fiz minha parte para que mais pessoas tivessem o alimento é o que me motiva”, afirma.
Na entrevista completa, Santin destaca suas contribuições no setor e as prioridades para o segundo semestre, incluindo as ações no Siavs, em entrevista exclusiva para a jornalista e editora da revista, Valeria Campos.
LEIA NA REVISTA FEEDFOOD:
Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade
Revolução tecnológica na suinocultura: um avanço inevitável
Inverno: os cuidados em avicultura, aquicultura e bovinocultura de leite