Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Evonik destaca perspectivas otimistas para avicultura e suinocultura em 2025

Indicadores de emprego e renda no Brasil e desafios sanitários enfrentados na Europa e Estados Unidos devem impulsionar a demanda pela carne brasileira
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

O setor de produção de proteína de origem animal teve um desempenho positivo em 2024, com destaque para a avicultura e suinocultura, que registraram novos recordes. As perspectivas para 2025 são igualmente otimistas, com a expectativa de aumento na produção tanto para atender à demanda interna quanto externa. No mercado doméstico, o crescimento da taxa de emprego e renda impulsiona o consumo de proteína animal, o que fortalece o setor.

As exportações também devem crescer, com a carne brasileira ganhando espaço no mercado internacional. A demanda por carne brasileira pode ser favorecida pelos desafios sanitários enfrentados por concorrentes como os Estados Unidos e países da União Europeia, que lidam com surtos de doenças aviárias e outras enfermidades, o que eleva a procura pelo produto brasileiro, como ressalta Paulo Teixeira, vice-presidente Regional da Evonik.

Paulo Teixeira, vice-presidente Regional da Evonik (Foto: Divulgação)

Este cenário de crescimento impactou positivamente o mercado de aditivos nutricionais, que focou na ampliação da produção para suprir a demanda crescente, tanto pela forte perspectiva de aumento das exportações quanto pelo consumo interno. O aumento da produção e a busca por eficiência são aspectos que devem seguir como prioridade, refletindo o bom momento do setor.

No entanto, Teixeira aponta que existem desafios a serem enfrentados para manter esse ritmo de crescimento. Ele destaca três fatores essenciais para 2025: a manutenção do status sanitário, o controle dos custos de produção e o avanço em práticas mais sustentáveis. A sustentabilidade, em particular, é uma oportunidade de destaque, considerando as crescentes pressões externas, como as da União Europeia, relacionadas a questões ambientais. O setor de aditivos nutricionais segue otimista, com a missão de aumentar a produtividade de forma eficiente e sustentável, e destaca “O setor continua com sua busca incessante de produzir cada vez mais carne e ovos com custo acessível, com práticas que preservam o meio ambiente e o bem-estar animal”.

Fonte: Evonik, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM

Brasil atinge recorde histórico de exportações para os EUA em 2024

Mercado de ovos no Brasil projeta crescimento moderado em 2025

Maior demanda e restrição na oferta impulsionam preços do milho em 2025