BOVINOCULTURA

Conteúdo

Evonik defende suplementação com DL-Metionina protegida

Pesquisa aponta o aminoácido como uma solução eficaz para melhorar o desempenho produtivo das vacas leiteiras
feedfood

Um estudo conduzido por Tales Lelis, médico-veterinário com mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor Regional de Negócios e Soluções para Ruminantes da Evonik, defendeu a suplementação de DL-Metionina protegida para vacas leiteiras como uma solução eficaz para melhorar o desempenho produtivo em situações de estresse térmico. Em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lelis conduziu um estudo em uma fazenda no sudoeste do Brasil, que revelou aumentos significativos na produção de leite e na qualidade de seus componentes, mesmo sob calor extremo.

A pesquisa demonstrou que vacas suplementadas com DL-Metionina protegida produziram, em média, 2 kg a mais de leite por dia. Além disso, houve incremento de 50 g/dia na produção de proteína e 108 g/dia na de lactose, melhorando também os sólidos totais do leite em 176 g/dia. Esses resultados foram obtidos durante o verão, período crítico para a produção animal devido às altas temperaturas, que normalmente impactam negativamente o desempenho dos animais.

Tales Lelis: “DL-Metionina protegida mostrou ser uma ferramenta estratégica para enfrentar os desafios impostos pelo estresse térmico” (Foto: Divulgação)

O estudo foi realizado com vacas da raça Holandesa, alojadas em um sistema de Compost Barn e alimentadas com uma dieta contendo 0,75 gramas de DL-Metionina por quilo de matéria seca. Parâmetros fisiológicos, como temperatura corporal e taxa respiratória, foram monitorados, e os resultados mostraram que, mesmo sem afetar a ingestão de matéria seca, a suplementação trouxe ganhos expressivos na eficiência produtiva.

A suplementação de DL-Metionina protegida, segundo Lelis, mostrou ser uma ferramenta estratégica para enfrentar os desafios impostos pelo estresse térmico. O estudo reforça o papel da nutrição no suporte ao bem-estar e à produtividade dos animais, oferecendo uma solução viável para produtores enfrentarem períodos de calor extremo.

Fonte: Evonik, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Fundo indenizatório para a Febre Aftosa: estado de São Paulo em compasso de espera

ABMRA promove imersão em marketing e comunicação

Brasil e Portugal firmam memorando no G20 Agro