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Especialistas do setor avícola preveem futuro promissor

Com sua liderança em qualidade, o Brasil se destaca como o terceiro maior produtor mundial de carne de frango
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Se qualidade é um pressuposto de liderança, então não há surpresa que o Brasil esteja no topo do ranking global quando se trata de exportação de carne de frango, embarcando produtos para 172 países e sendo o terceiro maior produtor mundial. 

Com uma produção de aproximadamente 14,8 milhões de toneladas em 2023, o País se destaca não apenas pelo volume, mas pela excelência que sustenta sua posição no mercado internacional. No recorte exportação, os embarques atingiram 5,1 milhões de toneladas, confirmando a importância da avicultura como um dos grandes motores da economia brasileira. Além disso, uma análise comparativa da ABPA, divulgada em julho, indica que a média das exportações registradas em 2024 foi de 431,4 mil toneladas, número 0,8% superior ao registrado na média dos doze meses do ano passado, com 428,2 mil toneladas.

Visão cooperada. Com a avicultura de corte brasileira mantendo uma posição de visibilidade no cenário global, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) se firma como um exemplo de sucesso e inovação no setor. Sob a liderança de Marcos Antonio Zordan, diretor Vice-Presidente de Agronegócio da cooperativa, ela tem ampliado sua presença no mercado com um crescimento significativo e uma visão estratégica para o futuro.

Em 2023, as exportações da Aurora Coop representaram 37% da sua receita operacional bruta, com o setor de aves contribuindo com 8% desse total, tendo o crescimento na produção alcançado impressionantes 11,2% nos últimos anos. Antonio destaca que a cooperativa está constantemente em busca de novos investimentos para manter e expandir esse avanço, ao mesmo tempo em que está comprometida em ampliar os seus resultados.

Em relação às tendências e inovações no setor, Zordan observa que a cooperativa enfrenta desafios únicos devido à sua base produtiva composta majoritariamente por pequenos produtores rurais, porém, mesmo com as dificuldades na introdução de novas tecnologias, a Aurora tem trabalhado para superar essas barreiras. “A diferença na rentabilidade gerada pela adoção de novas tecnologias têm ajudado os produtores a se conscientizarem da importância dessas inovações. A maioria dos nossos integrados são pequenos empresários que lideram a atividade com grande dedicação”, explica.

Você pode ler a reportagem “ATIVIDADE EM ASCENSÃO”, pela jornalista Glaucia Bezerra, na íntegra e sem custo, acessando a página 27 da edição de julho (nº 208) da Revista FeedFood.

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