As mudanças climáticas trazem desafios significativos para a avicultura, afetando diretamente a saúde e a produtividade das aves. Durante a Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frangos, José Dias, gerente de Produtos e Serviços Técnicos da Phibro Saúde Animal, destacou que, com o controle adequado e a biosseguridade bem estabelecida, é possível enfrentar esses desafios com mais eficiência. O isolamento, monitoramento e prevenção de doenças são pilares fundamentais para superar as adversidades impostas pelo clima.
José Dias também comentou sobre o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, que resultaram em grandes perdas para a avicultura local. No entanto, ele relatou que, apesar dos danos, houve um trabalho árduo de reconstrução, e a indústria conseguiu evitar a propagação de doenças graves, como a Doença de Newcastle e a influenza aviária. Ele alertou, entretanto, para a necessidade de atenção redobrada às medidas de biosseguridade para evitar a introdução de vírus, além de destacar a recorrência de outras doenças, como a bronquite infecciosa, que surgem com mudanças climáticas.
“Nosso dever, como técnicos e veterinários, é levar conhecimento e informações aos produtores, para que eles tenham a ferramenta correta para lidar com esse tipo de problema” – José Dias, gerente de Produtos Técnicos da Phibro Saúde Animal
“É preciso saber o que fazer em variadas situações. Nosso dever, como técnicos e veterinários, é levar conhecimento e informações aos produtores, para que eles tenham a ferramenta correta para lidar com esse tipo de problema. A missão da Phibro é exatamente esta: oferecer soluções para os desafios únicos dos nossos clientes”, destaca José Dias. Para minimizar os impactos das mudanças climáticas, o especialista enfatizou a importância de se ter acesso à informação e conhecimento técnico. A Phibro, por meio de seu portfólio de produtos e serviços, contribui com a indústria avícola, oferecendo soluções como a vacina TAbic® IBVAR206, que combate a bronquite infecciosa.
Além disso, José Dias apresentou o Programa de Assistência Veterinária e Integralidade Sanitária (AVIS), uma ferramenta para monitoramento sanitário das granjas. O programa permite acompanhar de perto as condições das aves, incluindo problemas respiratórios, imunológicos e gastrointestinais, como a coccidiose. O AVIS tem como objetivo identificar e prevenir problemas antes que se tornem mais graves, especialmente considerando as variações sazonais que podem influenciar na saúde das aves.
Fonte: Phibro Saúde Animal, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM
Milheto granífero ganha destaque como alternativa para granjas de aves
Avicultura mantém força com spreads elevados e boas perspectivas para 2025
Exportações de carne de frango do Brasil registram crescimento e estabelecem novos recordes em 2024