ARTIGO

Conteúdo

Entrevista: Crescimento da aquicultura e novos eventos

Eliana Panty, fala sobre lançamentos no setor de aquicultura e projeções para o futuro durante evento em Foz do Iguaçu (PR)
feedfood

Camila Santos I [email protected]

Em uma entrevista exclusiva realizada durante a sexta edição do International Fish Congress (IFC Brasil) 2024, realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 24 a 26 de setembro, a CEO Eliana Panty destacou o avanço da aquicultura no Brasil e no mundo, com foco na produção de tilápia, um dos principais produtos de exportação do país, além de anunciar a realização do UFC Amazônia em novembro, que ocorrerá  nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Belém do Pará (PA), abordando a piscicultura e a pesca na região Norte.

Entrevista com Eliana Panty

Segundo Panty, o evento em Foz do Iguaçu se consolidou como um ambiente de negócios, reunindo compradores internacionais e promovendo inovações para o setor. “Tivemos um lançamento mundial, com uma máquina vacinadora por imersão e um produto que melhora a imunidade e o bem-estar dos peixes, além de aumentar a rentabilidade”, disse.

A rodada internacional de negócios, organizada em parceria com a ABPESCA e Apex, também teve destaque. “Reunimos compradores da Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Norte, todos interessados no produto brasileiro, especialmente a tilápia,” afirmou Panty. Ela também mencionou o crescimento das exportações de filé de tilápia para os Estados Unidos nos últimos meses.

O evento incluiu o Encontro Mulheres das Águas, focado no empreendedorismo feminino, capacitação e liderança no setor. Além disso, produtores do Paraguai e Argentina estiveram presentes, consolidando o IFC Brasil como referência na aquicultura latino-americana.

O presidente do IFC, Altemir Gregolin e a CEO do evento, Eliana Panty (Foto: Divulgação)

Para o futuro, ela anunciou o IFC Amazônia, que ocorrerá em Belém (PA) nos dias 12, 13 e 14 de novembro. “Estamos preparando um grande evento, com metade focada em pesca e metade em piscicultura, incluindo empresas que já participam do evento e estão interessadas no potencial da região Norte”, explicou Panty.

Ainda na entrevista, ela também falou sobre uma nova aposta para 2025: o Algae Summit Brasil. “Hoje o Brasil importa 90% da alga que consome, usada em setores como cosméticos, farmacêuticos e nutrição animal. Queremos posicionar o país como um grande produtor e exportador de algas,” concluiu Panty, anunciando a estreia do evento paralelo ao IFC Brasil em setembro de 2025, em Foz do Iguaçu.

Confira a entrevista completa.

LEIA TAMBÉM:

Marketing do agro fortalece marcas e divulga novas tecnologias

MaxxiOvos apresenta linha de produtos para setor FOOD

Oportunidade para vistoriador de embarcações de pesca