Nos últimos meses, a inflação e o aumento nos preços das carnes desafiaram o poder de compra do consumidor. Contudo, dados da Scanntech, plataforma de inteligência de dados para o varejo e indústria, indicam que o atacarejo tem demonstrado um aumento de preços menor em comparação aos supermercados, o que tem favorecido suas vendas.
Essa diferença nos preços reflete diretamente nos números de vendas. Nos meses de setembro e outubro, enquanto os supermercados apresentaram queda nas vendas de carne bovina (1,9% em setembro e um pequeno aumento de 1,8% em outubro), os atacarejos regionais tiveram um desempenho muito superior, com crescimento de 5,6% e 11,8%, respectivamente. Isso demonstra o impacto positivo da competitividade de preços no canal de atacarejo.
A cesta de perecíveis tem um papel fundamental no desempenho do varejo alimentar, e no atacarejo, ela representa 35% das vendas totais. Dentro desse segmento, os açougues se destacam, com 31,7% de participação nas vendas. Dentre as proteínas, o frango in natura, que liderava as vendas no atacarejo, perdeu participação em 2024, enquanto as carnes bovinas ganharam espaço, registrando um aumento de 2,2 pontos percentuais, alcançando 34,5% das vendas de açougues, explica Roberto Butragueño, Vice-Presidente de Varejo para a América Látina da Scanntech.
“Vindo de um período de retração de preços no início de 2024, as carnes bovinas enfrentaram aumentos consecutivos entre agosto e outubro, com destaque para uma alta de 11,7% em outubro em relação ao ano anterior. No entanto, os atacarejos demonstraram maior competitividade ao apresentar aumentos menores: 10,2% em outubro, contra 12% nos supermercados”
Além disso, as carnes mais nobres têm contribuído significativamente para o aumento nas vendas no atacarejo. A picanha, por exemplo, teve um crescimento de 26,3% em volume de vendas, enquanto nos supermercados houve retração. Outros cortes premium, como filé mignon (+8,9%), maminha (+2,1%), patinho (+21,6%), alcatra (+11%) e contrafilé (+1,3%), também apresentaram desempenho superior nos atacarejos regionais, evidenciando o forte apelo dos consumidores por esses produtos no canal.
Fonte: Scanntech, adaptado pela FeedFood.
LEIA TAMBÉM
São Paulo avança na criação do Fundo de Defesa Estadual da Sanidade Animal
Missão oficial em Angola fortalece laços comerciais e parcerias no setor agropecuário
Brasil registra recorde no abate de bovinos com mais de 10 milhões de cabeças no trimestre