A Doença Respiratória Bovina (DRB) é uma das maiores preocupações da pecuária moderna, especialmente em sistemas de produção intensivos. De origem multifatorial, a DRB surge quando há um desequilíbrio nas defesas naturais das vias respiratórias superiores dos bovinos, facilitando a proliferação de agentes infecciosos que podem se deslocar para os pulmões, causando inflamação e graves problemas de saúde nos animais.
O médico-veterinário e gerente de serviços veterinários para bovinos da Ceva Saúde Animal, Marcos Malacco, informa que fatores de estresse provocado, por exemplo, por transporte prolongado, formação de novos lotes e mudanças bruscas na dieta, são gatilhos comuns que predispõem os bovinos à DRB. “O acúmulo de poeira e gases tóxicos em ambientes mal gerenciados contribuem para a queda da imunidade, agravando a doença, que, quando não tratada a tempo, pode comprometer o ganho de peso dos animais, prolongando o tempo necessário para o abate e reduzindo a qualidade das carcaças”, explica.
Marcos informa que a intervenção rápida é essencial para evitar o avanço da doença: “A combinação de tratamento anti-inflamatório com antibióticos, como o uso do Zeleris, é fundamental para controlar tanto a infecção quanto a inflamação pulmonar”, diz.
A prevenção da DRB envolve várias estratégias, como a socialização prévia do gado, nutrição adequada e vacinação. “A Ceva Saúde Animal oferece o Zeleris, um produto que combina florfenicol e meloxicam, atuando por até três dias após uma única aplicação. Com isso, a pecuária pode reduzir custos operacionais, melhorar o bem-estar animal e, sobretudo, evitar perdas econômicas significativas”, encerra.
Fonte: Ceva, editado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
A importância da pecuária para garantir a sustentabilidade no Pantanal