ARTIGO

Conteúdo

Dia do produtor de leite: uma celebração aos desafios e conquistas do setor

Tour pelas regiões produtoras homenageia a dedicação que há por trás de cada produto
feedfood

Patrícia Bragante | [email protected]

A partir de 2024, o dia 12 de julho se tornará uma data especial para o produtor de leite, reconhecendo o seu trabalho e dedicação para garantir o fornecimento de leite em nossas mesas.

A celebração da data foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Lei 14.870/24, que cria o Dia Nacional do Produtor de Leite, conforme o Projeto de Lei 6487/19 dos deputados Emidinho Madeira, Domingos Sávio e Evair Vieira de Melo.

Como uma oportunidade de valorizar o trabalho dos produtores, refletindo os desafios e inovações que cercam o futuro do setor leiteiro, reportagens da Revista FeedFood ganham destaque com esta conquista.

Entre elas, destacam-se a história de dois produtores da região em “Um Tour Leiteiro por Minas Gerais”, parcerias colaborativas em “União de Esforços”, estratégias de sucesso na gestão em “Cada Centavo Conta”, e novas fronteiras de crescimento e prosperidade em “Além do Leite”.

12 de julho celebra o Dia Nacional do Produtor de Leite (Foto: reprodução)

Fazenda Bocaina e Fazenda Capetinga – Ed. nº 191 | Março 2023

Como um exemplo de inovação na produção leiteira de Minas Gerais, a Fazenda Capetinga se destaca em São João Batista do Glória, sob a supervisão do proprietário Marcelo Maldonato Cassoli, com uma ordenha robotizada para otimizar seus processos.

A fazenda alcança cerca de 40 mil litros de leite por mês, garantindo qualidade e eficiência por meio de processos precisos e um ambiente adequado para os animais, e investe em tecnologias sustentáveis, reduzindo impactos ambientais e assegurando a continuidade operacional com estratégias de contingência como geradores de energia.

Sistema faz leitura de diversos índices das vacas e ajuda na tomada de decisões mais assertivas (Foto: FeedFood)

Do outro lado, há 15 km de João Batista do Glória, reconhecida por sua excelência, com uma produção diária de 2,4 mil litros de leite, a Fazenda Bocaina recebeu prêmios pela qualidade do leite e pelo fornecimento da Vigor há mais de 20 anos.

Sob a supervisão de Antônio Sérgio Carneiro, ao lado de três irmãos e apoio de quatro colaboradores, a propriedade familiar com 260 animais, mantém uma estrutura tradicional com ordenha mecânica, focada em qualidade e higiene, com especialização em gado girolando.

Sérgio e Heber Silva de Oliveira – filho do proprietário, são os responsáveis pela Fazenda Bocaina, propriedade com ordenha mec nica e ganhadora de prêmios de qualidade (Foto: FeedFood)

Fazenda Frísia – Ed. nº 198 | Outubro 2023

Em Carambeí, Paraná, desde 1955, a Fazenda Frísia é um exemplo de excelência e inovação para o Brasil. Conhecida por sua tradição na produção de leite de alta qualidade, o local abriga cerca de 750 vacas em lactação e produz 28 mil litros de leite diariamente.

Sob a liderança do gerente Agropecuário, Mateus Gonçalves dos Santos, evidenciando o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade na pecuária leiteira, a fazenda implementa práticas avançadas como o sistema free stall e investe continuamente em conforto térmico e bem-estar animal.

Christian Waceliko, da JA Saúde Animal, e Mateus Gonçalves dos Santos, da Fazenda Frísia: parceria de longa data (Foto: FeedFood)

Fazenda Colorado – Ed. nº 199 | Novembro 2023

Impulsionada pelas mudanças globais na pecuária leiteira, a Fazenda Colorado se destaca pela produção robusta de leite e pela adoção de práticas avançadas de gestão baseada em dados, sob expertise de Sergio Soriano. 

A fazenda, com um foco na eficiência operacional e na otimização de recursos, exemplifica a tendência de aumento da eficiência e escala para garantir rentabilidade no setor e ilustra como a análise precisa e o uso estratégico de informações são cruciais para prosperar em um ambiente competitivo de margens apertadas na pecuária leiteira brasileira.

Cleucy Junior, da Alta; Guido Kinds, da Vas e Sergio Soriano, da Fazenda Colorado destacam a importância da gestão de dados na pecuária leiteira (Foto: FeedFood)

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce – Ed. nº 203 | Março 2024

Em 2023, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce expandiu a sua base de produtores cooperados em meio aos desafios. Com resiliência, sob a presidência de João Marques Pereira Neto, foi possível alcançar novos patamares no período.

Fundada em 1959 no leste de Minas Gerais, a cooperativa além de manter a sua posição, também aumentou o pagamento dos cooperados e o valor por litro de leite. O local conta com mais de 3 mil colaboradores e capta cerca de 6 milhões de litros de leite mensalmente em 52 municípios.

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, localizada no leste de Minas Gerais (Foto: reprodução)

A determinação e resiliência de cada produtor são os pilares que sustentam a indústria leiteira, assegurando que todos tenham acesso a um alimento de qualidade. Nesta data, a equipe FeedFood agradece os produtores de leite pela contribuição para o bem-estar coletivo.

LEIA TAMBÉM:

Brasil alcança resultado inédito nas exportações de carne bovina no primeiro semestre

Gabão fortalece reprodução de bovinos e bubalinos com novo mercado

Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade