ARTIGO

Conteúdo

Desafios e oportunidades do ESG ganham destaque em palestra no Siavs 2024

Segundo Sabrina Navarrete, a sustentabilidade não pode mais ser considerada de forma isolada
feedfood

Patrícia Bragante | [email protected]

Ao expandir o escopo abrangendo todas as proteínas animais, a próxima edição do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), realizada entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), em 2024 se tornará um ponto de encontro ainda mais relevante para os profissionais, especialistas, líderes do setor agroindustrial e empresas que fazem parte da cadeia produtiva, como afirma Sabrina Della Santa Navarrete.

A professora universitária na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e na FIA Business School, onde também atua como pesquisadora e consultora do Pensa – núcleo de pesquisa dedicado à gestão e coordenação de projetos relacionados ao agronegócio, com projetos de ESG  (Environmental, Social, and Governance) para empresas brasileiras, receberá visibilidade no evento com uma palestra sobre a prática sustentável no setor.

Segundo Sabrina, a expansão do Siavs mostra não apenas a evolução do evento, mas reforça a importância das cadeias produtivas do agronegócio para o Brasil e para o mundo, refletindo a demanda crescente e a diversificação do mercado de proteínas, bem como a necessidade de abordar de forma mais ampla os desafios e oportunidades enfrentados pelas cadeias globais de valor do setor.

“O ESG é a ferramenta ideal para gerenciar riscos e criar valor a longo prazo”, frisa Sabrina Navarrete (Foto: reprodução)

“A mudança reflete a compreensão crescente de que a sustentabilidade não pode mais ser considerada de forma isolada, mas sim como um elemento central e interconectado em todas as etapas da produção de alimentos, inclusive da indústria de proteínas”, detalha a professora e completa: “Ao expandir o escopo do Siavs, a indústria nacional e internacional reconhece a importância de uma abordagem integrada para enfrentar os desafios ambientais, sociais e de governança associados à produção de alimentos”.

No cenário atual, a implementação do ESG beneficia empresas, investidores, a sociedade e o meio ambiente. Desde 2020, quando o termo ganhou notoriedade, as empresas são obrigadas a apresentar planos de ação para mitigar riscos ambientais, sociais e de governança. Essa demanda, iniciada no mercado financeiro, se espalhou por toda a cadeia produtiva, do fornecedor ao consumidor final, que está cada vez mais atento às externalidades dos processos de produção e à origem dos alimentos.

“Mas será que o tema ESG é tão relevante assim?”, indaga Sabrina como pergunta retórica e responde: “Basta olhar ao redor e ver as situações extremas que a sociedade está enfrentando como resultado das mudanças climáticas, ou ainda as denúncias que são feitas, em pleno século XXI, sobre violação de direitos humanos ou até mesmo a falta de transparência de algumas empresas. Este cenário tem que mudar. O ESG é a ferramenta ideal para gerenciar riscos e criar valor a longo prazo”.

Integração do ESG no agronegócio será tema de palestra no Simpósio FeedFood Sustentabilidade

O Siavs 2024, em sua tradição, sediará o Simpósio FeedFood de Sustentabilidade como parte da programação no dia 07 de agosto. Na edição deste ano, visando promover o progresso sustentável, o simpósio receberá Sabrina Navarrete, que ministrará uma palestra sobre o “ESG no Agronegócio”, buscando desmistificar a prática no setor.

A doutoranda em Administração na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e mestra em Administração pela ESPM/SP, com graduação em Comércio Exterior, irá apresentar os indicadores mais relevantes na atividade de produção, tanto na agricultura quanto na pecuária, e os passos para a criação da estratégia ESG.

A implementação do ESG beneficia empresas, investidores, a sociedade e o meio ambiente (Foto: reprodução)

As práticas vêm se tornando cada vez mais relevantes no agronegócio devido ao valor que agregam aos clientes, fornecedores, colaboradores e, sobretudo, aos investidores. De acordo com Sabrina, muitos produtores rurais já estão adotando as práticas mesmo sem compreender que aquilo que está sendo implementado dentro da porteira é ESG.

Ainda de acordo com a palestrante, para os profissionais e acadêmicos a discussão busca fomentar as diversas possibilidades que a prática pode trazer para os atores dos sistemas agroindustriais.

“A prática é um degrau rumo à produção consciente e aos investimentos responsáveis. Na esteira do ESG virão outras demandas no futuro, sempre aumentando a intensidade dos critérios ambientais, sociais e de governança no agronegócio. Precisamos preservar (ou regenerar) o planeta”, reflete Sabrina ao concluir.

Siavs 2024 sediará o Simpósio FeedFood de Sustentabilidade como parte da programação (Foto: FeedFood)

Simpósio FeedFood de Sustentabilidade e Troféu Curuca

Antes chamado de Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura e, hoje, transformado em Salão Internacional de Proteína Animal com o adendo das demais atividades em seu escopo, o Siavs tem como uma de suas tradições a presença do Simpósio FeedFood de Sustentabilidade e a entrega do Troféu Curuca, prêmio considerado o Oscar da Sustentabilidade no Agronegócio, em sua programação oficial.

No tema deste ano do simpósio, vamos abordar o ESG. Estamos vivendo tempos em que a responsabilidade corporativa vai além dos lucros. As empresas que adotam abordagens sustentáveis não apenas prosperam nos negócios, mas também ajudam a moldar um mundo melhor para as gerações futuras.

Na ocasião, entre os presentes, estarão personalidades referência no setor, como o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e o sócio diretor da Biomarketing, colunista da FeedFood e especialista em marketing do agronegócio, José Luiz Tejon.

O Simpósio FeedFood de Sustentabilidade e a entrega do Troféu Curuca terão início às 14h no dia 07 de agosto, dentro da programação do Siavs 2024, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

LEIA TAMBÉM:

Recorde no abate de bovinos é registrado durante o primeiro trimestre

Governo implementa ações para o Programa Mais Leite Saudável no RS

Futuro da indústria de proteína animal ganha destaque no Siavs 2024