MERCADO

Conteúdo

Dados de regularização ambiental de SP agora são públicos

Painel impulsiona agenda da descarbonização na atividade
feedfood

Junho é conhecido como o mês do meio ambiente e, por isso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) desenvolveu um painel dinâmico para monitoramento do Cadastro Ambiental Rural. O Painel da Regularização Ambiental tem como proposta impulsionar a agenda da descarbonização para o futuro da agricultura paulista, por meio da conservação de seu território.

Com ele, divulga o SAA, o estado dá mais um passo importante na implementação do Código Florestal Brasileiro no Estado de São Paulo, de forma a permitir que toda sociedade acompanhe, por meio de boletins mensais, os avanços da regularização ambiental dos imóveis rurais paulistas, em cada região e município do Estado de São Paulo.

“O Painel da Regularização Ambiental não só cumpre a legislação de acesso à informação, mas presta contas à sociedade paulista sobre a implantação do Código Florestal no Estado de São Paulo e possibilita a qualquer segmento interessado o acompanhamento do compromisso da atual gestão de entregar, até 2026, a validação de 100 % dos cadastro inscritos no SICAR/SP e a plena regularização ambiental dos imóveis rurais do estado, instrumento fundamental para o alcance das metas de recuperação da vegetação nativa”, divulga a secretaria.

O painel está disponível no site do SICAR-SP.

Painel traz informações de forma intuitiva (Foto: reprodução)

À medida que a SAA avance nas etapas de regularidade dos imóveis, ou mesmo que haja sugestões da sociedade, os Boletins mensais (já disponibilizados no Painel da Regularização Ambiental) contam com os principais indicadores do processo de regularização ambiental, e deverão agregar novas informações.

De acordo com o governo do estado, atualmente, São Paulo reúne um total de 425 mil cadastros ativos e 389 mil cadastros já processados no sistema estadual, sendo que 12% (39.649) já se encontram validados pela SAA.

Fonte: SAA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Clana 2024: um marco para a sustentabilidade e inovação no setor

SP envia corpo técnico para recomposição das áreas de produção agrícola do RS

“Enorme impacto”: veja o que dizem associações sobre a MP que aumenta carga tributária do agro