O controle de Salmonella será um dos principais temas no Simpósio Matrizes, organizado pela Facta em Chapecó (SC), nos dias 15 e 16 de outubro. O médico-veterinário e assessor técnico da Aurora Coop, Guilherme Lando Bernardo, discutirá as melhores estratégias para garantir a segurança sanitária nas reprodutoras, com foco nas práticas essenciais para evitar contaminações ao longo do processo produtivo, assegurando alimentos seguros e de qualidade.
De acordo com Guilherme, o controle eficaz da Salmonella nas reprodutoras é necessário para garantir a segurança de toda a cadeia produtiva. Entre as medidas que serão abordadas estão a manutenção da qualidade microbiológica da água e alimentos, além de programas rigorosos de biosseguridade, controle de pragas e manejo adequado de resíduos. Ele também ressaltará a importância da transferência segura das aves e do transporte de ovos em condições apropriadas, além da implementação de programas de autocontrole microbiológico.
Esta edição do Simpósio Matrizes marca o encerramento do ciclo de eventos da Facta em 2024 e é uma plataforma para a troca de conhecimentos sobre os principais desafios da avicultura moderna. O evento reunirá profissionais para discutir questões relacionadas à sanidade, ambiência e qualidade intestinal das aves, fatores cruciais para a produção sustentável de pintos de um dia.
A relevância das matrizes reprodutoras para o mercado avícola brasileiro é ponto de destaque nos eventos da Facta, considerando os novos mercados internacionais abertos para o Brasil. O simpósio reforçará como práticas sanitárias eficazes podem impactar positivamente o setor, garantindo a competitividade do país no cenário global.
Fonte: Facta, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Ferramentas para aliar o agro a sustentabilidade