Natalia Ponse, de Ribeirão Preto (SP)
natalia@ciasullieditores.com.br
Com o tema ‘Ovo para uma vida saudável’, o XX Congresso de Produção e Comercialização de Ovos iniciou os trabalhos deste ano em Ribeirão Preto (SP). No Centro de Convenções da cidade, entre 14 e 16 de março, a organização registra 868 inscritos.
Organizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA), com apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), o encontro reúne 25 apresentações de palestrantes nacionais e internacionais. “O objetivo é levar informação ao produtor, para que ele possa ter ferramentas a fim de executar um trabalho melhor no setor”, pontuou o diretor Presidente da APA, Érico Pozzer.
Na cerimônia de abertura, ao final do primeiro dia, autoridades do setor prestigiaram o encontro e salientaram a importância do sinal amarelo na avicultura brasileira com relação à ameaça da Influenza Aviária, que acomete países vizinhos.
Pozzer reforçou que, no caso da Argentina, os galpões são totalmente fechados. “No caso deles, provavelmente a contaminação se deu por contato humano”, disse e acrescentou: “Então, precisamos ter cuidado com o isolamento, cerca, animais, pessoas, equipamentos etc; tudo o que os produtores já sabem fazer, basta continuar. É a única maneira de evitar a doença”.
O presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, deixou claro o erro em não notificar os órgãos oficiais caso haja contaminação em alguma propriedade: “Esconder isso é pedir pra matar nossa produção. Assim que constatada a suspeita da doença, o serviço veterinário oficial precisa saber imediatamente e o abate precisa ser efetuado ainda mais do que imediato. Não há bala de prata que não seja a biosseguridade”.
Além das palestras, a programação também inclui a apresentação oral e premiação de trabalhos científicos sobre nutrição, sanidade, manejo e outras áreas. “A pesquisa científica é muito importante para incentivar a presença de estudantes e também para reunir projetos e ideias que são produzidas nos mais diferentes centros de pesquisa do País”, afirma o responsável pela análise dos trabalhos científicos, professor Edivaldo Garcia,.
Como parte tradicional da agenda de eventos do agronegócio, o Congresso de Ovos também reúne momentos de confraternização e networking entre profissionais e amigos, por meio dos “egg break”, além de homenagear personalidades da avicultura de postura nacional. “É algo que não pudemos fazer durante a pandemia, então é muito bom retomar essa interação”, acrescenta Pozzer
A cobertura completa, com os principais destaques deste encontro, você confere esta semana no Portal Feed&Food; e na edição de abril da Revista Feed&Food.