Valeria Campos, de São Paulo (SP)
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Bastante dinâmicos, o marketing e a comunicação são poderosos aliados das empresas que buscam reforçar os seus valores e alavancar as vendas. E no agro, essa corrida por maior visibilidade não é diferente. O setor entendeu a importância das estratégias e de como construir uma relação mais próxima com o consumidor final.
Apesar de consciente, alguns caminhos ainda são necessários para o êxito das iniciativas, e para nortear essa jornada, o Congresso de Marketing ABMRA, uma iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, foi realizado com o intuito de fomentar discussões de qualidade e relevantes dentro destes temas. O encontro aconteceu dia 13 de setembro, em São Paulo (SP).
Ao iniciar sua palestra, Rodrigo Sherrer, pesquisador especializado em Marketing e Branding, pediu ao público presente definir o agro brasileiro em uma palavra. Por meio da interação, a maioria dos participantes destacou as palavras “potência” e “sustentabilidade” como melhor definição para a atividade.
Na visão de Rodrigo, embora o setor enxergue isso, há diversas possibilidades para o agro crescer ainda mais, e para isso acontecer, ele ressaltou, é preciso saber comunicar: “O agro fica refém de uma série de narrativas. Então, é o nosso dever contar a história da atividade”.
Frente às transformações globais e mudanças no contexto da sociedade, é necessário entender os novos hábitos da sociedade e incluir nas estratégias ações que valorizem o propósito das empresas e destaquem seu verdadeiro papel. “Marca não é um logo bonito, claro que faz parte da estratégia, mas não é tudo. Construir uma marca é como um farol: é o que nos guia rumo à constância”, reforçou Rodrigo.
Para alcançar os resultados, não necessariamente as empresas precisam estar presentes em todas as plataformas, mas, sim, se preocupar em levar conteúdo relevante e de qualidade à sua audiência: “Desta forma, conseguimos delinear caminhos e tendências”, disse. Um exemplo prático foi o posicionamento da BRF, onde a marca buscou mostrar o seu propósito, valorizando sua forma de trabalho: “Isso cria uma diferenciação no mercado; mostrar quem a gente é e tomar conta desta narrativa”.
Sendo assim, ele concluiu: “Construir marca é construir valor. O trabalho, especialmente no agro, é fazer com que as pessoas percebam o valor da atividade”.
O congresso. Segundo Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, o evento conversa com a necessidade do setor em se comunicar melhor. Nesta edição, o encontro foi composto por cinco painéis e recebeu palestrantes de renome da atividade e da comunicação: “O principal objetivo é buscarmos caminhos e ter uma visão mais apurada de tecnologia e formato de trabalho. Por meio disso, é possível pensarmos em estratégias mais eficazes conjuntamente e falar com os nossos públicos de uma forma diferente; tanto com o produtor rural quanto com o consumidor que está fora da porteira”.
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