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Como medir o ROI de grandes eventos do agronegócio

Catarina Leão I especialista em Marketing para o Agronegócio
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Nesta época do ano os planejamentos de marketing das empresas já estão sendo concluídos e com eles a definição de quantos e quais eventos a empresa participará em 2025. Estar presente em grandes eventos do agronegócio como feiras, exposições e congressos, é uma estratégia comum para companhias que desejam se destacar em um setor tão competitivo. Esses eventos oferecem uma oportunidade única para estabelecer conexões, fortalecer a marca e promover produtos e serviços. No entanto, é essencial avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens dessa estratégia e entender como medir o retorno sobre o investimento (ROI).

Ao decidir participar dos eventos, algumas principais vantagens podem ser citadas, como o networking e relacionamento gerado com clientes, afinal, esses eventos costumam reunir um público altamente segmentado (produtores, distribuidores e outros profissionais do setor), proporcionando uma oportunidade direta de interação, permitindo entender as necessidades do mercado e fortalecendo relacionamentos comerciais.


Outro ponto importante é a visibilidade e fortalecimento da marca, o que normalmente ajuda as empresas a se posicionarem como um player relevante no mercado, além de oferecer uma vitrine para exibir diferenciais competitivos e inovações, destacando-se entre seus concorrentes.


Os grandes eventos também podem ser usados como locais estratégicos para lançamento de produtos e serviços, pois possibilitam demonstrações ao vivo e feedback imediato do público. Lembrando que a visibilidade gerada durante o lançamento pode alavancar vendas e atrair parceiros.

Catarina Leão é especialista em Marketing para o Agronegócio

Outra vantagem para os públicos que frequentam é a oportunidade de se manter atualizado, afinal, normalmente naquele ambiente as empresas estão exibindo suas soluções e realizando palestras e painéis, o que pode gerar insights sobre tendências e inovações no setor.

Em contrapartida, alguns desafios como custo elevado, retorno incerto e competitividade intensa podem ser pontos importantes na hora de tomar a decisão. Participar de grandes eventos exige investimentos significativos em locação de espaços, design de estandes, logística, materiais promocionais, recurso humano, além dos custos indiretos, como horas de trabalho da equipe e viagens.

Além disso, estar em um evento ao lado de marcas tão ou maiores que você pode dificultar a diferenciação da sua empresa, pois a atenção do público é disputada por várias organizações, o que exige esforço adicional para se destacar e atrair pessoas para se conectarem com suas ações ou mensagens.


Por isso, é importante lembrar que, sem uma estratégia clara de objetivos e métricas, é difícil medir o retorno financeiro ou o impacto da participação, e dependendo do público-alvo do evento, a empresa pode não alcançar as pessoas que gostaria.

Então, como devemos medir o retorno sobre o investimento (ROI)?

Para conseguir medir o ROI dos eventos deve-se avaliar sua eficácia a partir das métricas pré-definidas. Antes do evento, é fundamental definir metas específicas, como número de leads gerados, vendas realizadas, contatos qualificados ou aumento de visibilidade, por exemplo. Depois disso, deve-se acompanhar o número de leads captados e quantos deles se transformaram em clientes ou avaliar a qualidade dos contatos: são clientes potenciais ou apenas visitantes curiosos?


Medir o aumento de visibilidade da empresa nas redes sociais, tráfego no site e menções à marca durante e após o evento também podem ser KPI’s pré-definidos, bem como pesquisas pós-evento com os visitantes podem ajudar a entender o impacto percebido da marca.


Lembrando que muitos retornos vêm no médio e longo prazo, especialmente em um setor como o agronegócio, onde o ciclo de vendas pode ser longo.


Para ajudar a calcular o ROI, lembre-se que a fórmula básica é: ROI (%) = [(Retorno gerado – Investimento total) ÷ Investimento total] x 100.


Por exemplo: se a empresa investiu R$ 50.000 e gerou R$ 80.000 em vendas decorrentes do evento, o ROI será de 60%.

Em definitivo, participar de grandes eventos do agronegócio pode ser uma estratégia valiosa, mas exige um planejamento cuidadoso e uma análise rigorosa de custos e benefícios. Escolher eventos que se alinhem com o público-alvo da empresa e com os objetivos estratégicos do negócio, investir em um estande atrativo e em estratégias que promovam interação (como demonstrações ao vivo ou atividades interativas), criar campanhas para atrair visitantes ao estande antes do evento e após o evento fazer follow-up com os contatos captados para converter oportunidades em vendas são algumas das ações que podem ser adotadas para garantir um bom retorno do investimento realizado. Além disso, estabelecer parcerias ou colaborações com outras empresas e entidades pode reduzir (e muito!) os custos com o evento, ampliando a visibilidade das marcas.

Para empresas que desejam se posicionar como líderes no setor, estar em grandes eventos é uma ferramenta poderosa para criar conexões e fortalecer sua marca no mercado, todavia, participar sem medir retorno, sem definir estratégia, ou só porque o concorrente também está lá, é uma enorme barca furada!

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