Patrícia Bragante | patricia@dc7comunica.com.br
Os incêndios ocorridos entre os meses de junho e agosto causaram um prejuízo de aproximadamente R$14,7 bilhões, afetando 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais em todo o Brasil, conforme informou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em um comunicado realizado na última quinta-feira (26).
“A CNA avaliou o impacto dos incêndios no setor agropecuário, especialmente nas cadeias de cana-de-açúcar e pecuária de corte, resultando em uma estimativa de prejuízo de R$14,7 bilhões em cerca de 2,8 milhões de hectares”, afirmou um representante da confederação. Segundo ele, os danos incluem a perda da qualidade do solo, afetando a matéria orgânica, fósforo e potássio, além de impactos diretos na produção de pastagens e no ganho de peso dos animais.
Além dos danos diretos à produção, a CNA avalia a importância de medidas preventivas e orientações para os produtores rurais, afirmando que têm utilizado seu material de comunicação para informar sobre as medidas preventivas que visam evitar a ocorrência de incêndios. Em caso de incêndio, são indicadas ações a serem tomadas para o enfrentamento do fogo.
Ainda no comunicado, a confederação destacou a necessidade de registrar todas as ações junto às autoridades competentes, buscando a responsabilização criminal dos envolvidos nos incêndios. Para apoiar os produtores afetados, a CNA está elaborando políticas públicas voltadas à recuperação das áreas impactadas e ao suporte necessário para o setor.
LEIA TAMBÉM:
Estratégias para melhorar a saúde intestinal
Encontro de Intensificação de Pastagens discute desafios e inovações para a pecuária brasileira
Scot Consultoria realiza debates sobre o futuro da pecuária em Ribeirão Preto (SP)