A 16ª Agrovino, tradicional feira de ovinos realizada anualmente em Bagé (RS), ocorrerá este ano entre os dias 9 e 13 de janeiro, tendo a carne ovina como principal atração. A feira também sediará o I Fórum de Turismo Rural e Gastronômico, com visitas técnicas, rodadas de negócios e degustação harmonizada.
“Queremos despertar no público o aumento de consumo da carne ovina, do cordeiro, de onde saem os cortes nobres, da ovelha e dos animais mais velhos”, destacou o presidente da Associação Bageense dos Criadores de Ovinos (Abaco), Gustavo Velloso, ao relatar que o objetivo das ações gastronômicas da Agrovino é estimular o consumo da carne e mostrar que ela pode ir à mesa de diferentes famílias.
Ainda de acordo com Velloso, o ovino pode ser consumido de diferentes formas, como inserida na merenda escolar, para quem pode adquirir uma carne com custo mais baixo, como também em mercados mais exigentes.
O fórum abre a programação voltada à gastronomia, realizada nos dias 11 e 12. As principais atividades ocorrem das 17 às 19h e as complementares iniciaram pela manhã. Na quinta-feira (11), às 21h, ocorre o Bééést Ovino Chef, momento no qual produtores rurais e cozinheiros irão comandar as panelas e servir receitas gourmets.
Em seguida, na sexta-feira (12), a partir das 11h30, será realizado o Concurso de Culinária Campeira com Carne Ovina. Na ocasião, serão distribuídos prêmios e troféus para os três melhores pratos.
Já no sábado (13), será avaliado os melhores conjuntos de assadores. Esta será a quinta edição do concurso com assados de cordeiro inteiros identificando a raça ou os cruzamentos de onde estes animais são naturais.
O evento com organização da Abaco em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé, conta com o patrocínio de Sicredi, Senar RS, Hipra e Paramount, além do apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Emater, Embrapa e Prefeitura Municipal de Bagé.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023