Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

BRF avança na jornada sustentável contra desperdícios de alimentos

Segundo pesquisa, 10% das perdas acontecem na colheita e 50% durante o manuseio e transporte
feedfood
FOTO: MAPA

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, continua avançando na jornada sustentável a favor do combate das perdas e desperdícios de alimentos, auxiliando na redução da insegurança alimentar que afeta em torno de 70 milhões de brasileiros.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Egydio Setúbal com apoio do Instituto BRF, a maior parte do número das perdas está nas primeiras etapas das cadeias agroalimentares. De acordo com o levantamento, 10% das perdas acontecem na colheita e 50% durante o manuseio e transporte.

A companhia, com um modelo de gestão integrada, vem atuando por meio de estratégias que vão de ponta a ponta na cadeia produtiva, como destaca o presidente do Instituto BRF e vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Digital da BRF, Alessandro Bonorino. “Como protagonistas no segmento de alimentos, entendemos a importância da implementação de ações sustentáveis do campo até a mesa das pessoas. Quanto mais eficientes formos em nossos processos, menos desperdício teremos. Essa gestão é essencial para evoluirmos nessa agenda”, afirma.

Com este canário, a BRF desenvolve diversas ações com impacto positivo nas principais frentes, como, em grãos, agropecuária e integrados, operações e indústria, logística e distribuição, comercial, e por fim, ingredientes.

A Companhia com o Programa de Excelência Operacional, por exemplo, na etapa de operações e indústria, vem ampliando a eficiência nas unidades fabris e implementando melhorias que já reduziram em 36,8% as perdas operacionais no segundo trimestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em logística e distribuição, prevenindo a perda de cargas por ausência de refrigeração, por meio do sistema de monitoramento de frota, a BRF acompanha 5 mil caminhões em 22 mil viagens mensais e todas as mercadorias transportadas a partir de parâmetros como movimentação dos veículos, latitude e longitude, abertura e fechamento de portas e temperaturas dos baús. A estratégia possibilita análises em tempo real das variações de temperatura nos caminhões.

O Instituto BRF, aceleradora de projetos sociais da BRF, junto à Companhia, para reduzir o desperdício de alimentos nas comunidades onde está presente tem atuado em três frentes: Fomento à pesquisa e à inovação, Conhecimento e habilidades, e, Ações de Cultura e Engajamento.

“É muito importante ressaltar a importância da conexão entre a BRF e seus stakeholders em cada elo da cadeia quando olhamos para a redução de perdas e desperdício, uma vez que o impacto das ações é sempre maior quando trabalhamos em conjunto”, conclui o presidente do Instituto BRF.

Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária