Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Brasil reafirma liderança na bioeconomia sustentável no 17º Fórum Global de Alimentação e Agricultura

Conferência ministerial, que encerrou o evento, resultou em um documento global para promover uma bioeconomia sustentável e transformadora
Por Equipe Feed&Food

Entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2025, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) marcou presença no 17º Fórum Global de Alimentação e Agricultura (GFFA), realizado em Berlim, Alemanha. Representantes de 60 países discutiram estratégias para impulsionar a bioeconomia como ferramenta central para uma agricultura sustentável e o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Fome Zero – até 2030.

A conferência ministerial, que encerrou o evento, resultou em um documento global para promover uma bioeconomia sustentável e transformadora. A proposta visa transitar para um modelo baseado em recursos renováveis, economia circular e práticas agrícolas resilientes, que respeitem os limites ecológicos e assegurem a segurança alimentar. A carta também reforça o compromisso com a Agenda 2030 e o Pacto para o Futuro, destacando a sustentabilidade na agricultura, aquicultura, pesca e setor florestal.

Pedro Neto, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, representou o Brasil no evento e destacou a trajetória de inovação e adaptação climática da agricultura brasileira. “A produção agrícola do Brasil evoluiu significativamente, contribuindo para a redução da pobreza e a segurança alimentar global. A adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis transformou o Brasil no maior exportador líquido de produtos agrícolas do mundo”, afirmou o secretário.

Evento reuniu 60 países (Foto: Divulgação)

No dia 17 de janeiro, Neto apresentou as tecnologias e estratégias brasileiras no painel “Diversidade à ação: Colaboração global para alcançar uma bioeconomia sustentável na agricultura”. O painel, organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), reuniu países de diferentes continentes para debater o papel da bioeconomia no desenvolvimento sustentável e promover parcerias globais. Além disso, o secretário participou de mesas-redondas que discutiram a presidência brasileira no G20, a preparação para a COP 30 e a liderança do Brasil em sustentabilidade.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Recursos Humanos na Pecuária de corte: um dos elementos de competitividade

Estudo busca identificar a “impressão digital” da carne bovina gaúcha

Artigo: 5 passos para aplicar Inteligência Artificial no agronegócio