O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou com objetivo de apresentar temáticas de relevância para o mercado, do encerramento do 2º Global Halal Brazil Business Forum 2023, que teve início na última segunda-feira e terminou na terça-feira (24), em São Paulo.
“Alguns desses países são importantes fornecedores de fertilizantes para o Brasil. Precisamos e queremos ampliar as nossas parcerias para garantir o suprimento deste insumo tão relevante à nossa produção. O setor produtivo nacional está preparado para dar continuidade à vocação do nosso País de ser um grande fornecedor global de alimentos seguros e de qualidade”, relatou Fávaro.
Durante o evento, o ministro também afirmou que o Brasil está pronto para dentro dos próximos 10 anos incorporar mais 40 milhões de hectares nas áreas de produção, sem desmatamento, e que pretende contar com os parceiros árabes para este trabalho.
“Não faremos sobre a floresta, mas sobre áreas de baixa produtividade em pastagens. A segunda grande novidade é que não precisaremos esperar mais 50 anos: podemos e devemos incorporá-las nos próximos 10 anos”, destacou Fávaro sobre o salto de produtividade que vai acontecer com velocidade e sustentabilidade.
Nos dois dias de evento, seis painéis debateram temas relevantes sobre o mercado muçulmano: as práticas ESG alinhadas com os valores Halal; o valor agregado do produto halal para o consumidor; a tecnologia impulsionando os negócios internacionais halal; halal, logística e hubs estratégicos; e turismo e entretenimento: inovação e competitividade.
“O Global Halal 2023 possibilitou o destaque da importância do trabalho em conjunto de empresas, entidades e órgãos governamentais, bem como a nossa parceria com a Apex Brasil”, relatou o embaixador e presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Osmar Chohfi, sobre a oportunidade de evidenciar a parceria entre o setor público e privado.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023