A segunda edição dos Diálogos Boi na Linha, promovida pelo Imaflora, está agendada para o dia 23 de outubro no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT). O evento reunirá representantes do governo, produtores de gado, indústrias e organizações para discutir a legalidade, transparência e sustentabilidade na pecuária bovina de Mato Grosso, com foco na Amazônia Legal. “O objetivo é fortalecer iniciativas que promovam uma pecuária mais inclusiva e responsável por meio do diálogo entre os elos da cadeia de valor”, afirmou Lisandro Inakake de Souza, gerente de Projetos do Imaflora.
O encontro apresentará soluções como o Passaporte Verde, protocolo que garante a rastreabilidade socioambiental da carne de Mato Grosso, e o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM), que visa desbloquear propriedades em conformidade com os critérios de desmatamento ilegal. A troca de experiências será fundamental para identificar os principais desafios e oportunidades no setor.
“Vamos discutir temas essenciais, como a rastreabilidade para acessar novos mercados e o panorama da pecuária no estado. A atuação do PREM será destacada como uma ferramenta de reinserção de produtores que desejam atuar dentro dos parâmetros socioambientais exigidos”, explicou Lisandro. O evento também dará visibilidade a outras iniciativas desenvolvidas no estado que contribuem para uma pecuária mais sustentável e competitiva.
Entre os especialistas e autoridades confirmados para a participação no evento, estão o Procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Rafael da Silva Rocha; o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Tadeu Paulo Bellincanta; a representante da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA-MAPA), Andrea Perez; o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco Castro; o diretor Técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi; a diretora executiva do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Paula Queiroz; o 2º vice-presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Amarildo Merotti, dentre outros.
Fonte: Boi na Linha, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Produção de rações cresce 1,4% no primeiro semestre
Governo destina R$ 60 milhões ao Mapa para reforçar RS
Exportações de genética avícola registram crescimento de 5,7%