SUINOCULTURA

Conteúdo

Avanços do Plano Brasil Livre de PSC são apresentados em evento

“Hoje comemoramos o avanço da vacinação contra PSC em Alagoas", celebrou Carlos Goulart
feedfood

O Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) resultou em um progresso significativo, apresentado de forma ampla durante o evento nomeado “Avanços do Plano Estratégico Brasil Livre de PSC”. Os avanços demonstram o compromisso com a saúde e a segurança da indústria suinícola brasileira.

O encontro, promovido em conjunto pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA), pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA/Senar), pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e por instituições parceiras, foi realizado no dia 09 de maio, em Alagoas. O estado foi escolhido para a implementação do plano piloto da campanha de vacinação devido ao apoio dos parceiros locais.

Na ocasião, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, enalteceu o trabalho do MAPA e de todos que contribuíram para a vitória que a iniciativa representa: “Demos um passo muito grande. O quão importante foi essa vacinação, e o quanto valorizou a suinocultura local. Agora é importante ir para outros estados. Temos a perspectiva de ir para o Piauí com a mesma maestria que foi feita em Alagoas e fica o desafio de extinguir a PSC no Brasil e abrir mais portas para as exportações, parabéns a todos”.

Nos últimos seis anos, 87 focos de PSC foram confirmados, causando prejuízos milionários aos estados afetados. Determinados focos ocorreram nos estados do Ceará, Piauí e Alagoas, e todos foram resolvidos devido à rápida atuação do Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Foto: reprodução
Nos últimos seis anos, 87 focos de PSC foram confirmados, causando prejuízos milionários aos estados afetados (Foto: reprodução)

Em resposta aos focos da doença, o MAPA, em parceria com a iniciativa privada, estruturou o Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, que inclui ações para fortalecer a vigilância contra a PSC e o desenvolvimento de um programa de vacinação regionalizado na Zona não Livre, com o objetivo erradicar a PSC no Brasil, reduzindo as perdas diretas e indiretas causadas pela doença e gerando benefícios pelo status sanitário de País livre da doença.

As etapas da campanha de vacinação receberam um investimento de cerca de 7 milhões de reais, resultado de uma importante parceria público-privada que envolve diversas instituições representativas do setor suinícola. Essas instituições uniram esforços com o Governo de Alagoas para defender a saúde animal e fortalecer a suinocultura brasileira. A relevância desse trabalho conjunto foi destacada pelo Deputado Florentino Veras, coordenador da Bancada Federal do Piauí no Congresso, e pelo Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart.

“Hoje comemoramos o avanço da vacinação contra PSC em Alagoas, e não há como ter avanços significativos na saúde animal sem a participação de órgãos federais, estaduais, da força política, do setor privado e do setor produtivo. É o momento de celebrarmos mutuamente e verificar como podemos expandir essa iniciativa para que possamos tornar o Brasil livre de PSC”, pontuou Carlos.

Fonte: ABCS, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Lívia Machado: “Futuro do consumo de carne suína no Brasil é promissor”

Entidade intensifica apoio aos suinocultores no RS

Novo fundo indenizatório visa combater febre aftosa