MERCADO

Conteúdo

Auditores Fiscais Federais Agropecuários garantem a qualidade da carne brasileira

Carreira é responsável por fiscalizações e inspeções do produto, que começam antes do abate e seguem até os embarques rumo ao exterior
feedfood

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) lamenta e repudia a decisão do Carrefour da França de deixar de adquirir carne do Mercosul. Após um boicote ao grupo, a varejista francesa voltou atrás e reconheceu, por meio de uma carta de retratação, que o setor produtivo do brasileiro segue as mais rigorosas práticas sanitárias, que garantem a qualidade da proteína vendida ao exterior. Tudo isso é possível graças ao trabalho incansável dos auditores fiscais federais agropecuários que atuam diuturnamente na inspeção e fiscalização de todo o processo de exportação.

O Brasil ocupa o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo e mantém relações comerciais com aproximadamente 160 países. Seu rigoroso sistema de defesa agropecuária, é reconhecido, inclusive, pela União Europeia que compra e atesta a qualidade e sanidade das carnes produzidas no Brasil há mais de 40 anos.

Todo o processo de exportação da carne é fiscalizado pelos auditores fiscais federais agropecuários, antes mesmo do abate dos animais, que são selecionados por meio exames clínicos de veterinários. Os cuidados continuam durante a armazenagem do produto, com inspeções em frigoríficos por todo o País, até a certificação necessária para os embarques nos portos. Para garantir a qualidade da proteína e viabilizar as vendas ao mercado internacional, cerca de 600 profissionais da carreira atuam diariamente nesta frente.

O Auditor Fiscal Federal Agropecuário é responsável por fiscalizações e inspeções do produto de origem animal, que inicia antes do abate e seguem após a expedição

“Não podemos permitir que questões protecionistas possam influenciar negativamente um trabalho baseado em critérios técnicos, que consolidam o Brasil em uma posição de destaque no mercado mundial. É inquestionável a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros, que além de regras sanitárias rígidas, contam com rigorosos parâmetros ambientais”, destacou o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo.

Os auditores fiscais federais agropecuários reiteram o compromisso diário de garantir a qualidade e a sanidade dos alimentos produzidos no Brasil. Desta forma, a carreira contribui com o desenvolvimento do país, e com a segurança alimentar e nutricional de todo o mundo.

FONTE: ANFFA SINDICAL, adaptado pela equipe FeedFood

LEIA MAIS

MAPA e ApexBrasil promovem integração para ampliar a presença do agro brasileiro no mundo

Diretor-Presidente do Grupo Carrefour se retrata ao MAPA por declarações sobre carne brasileira

Luis Rua rebate críticas do Carrefour e diz que MAPA apoia pedido de retratação