Patrocinado
EVENTOS

Conteúdo

ASES dá treinamento de apanha de frango de corte

Capacitação visa melhorar a eficiência no manejo e garantir qualidade e bem-estar animal
feedfood

A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) promoveu nos dias 9, 11 e 14 de outubro, em parceria com a Alltech e a Multi Representações, uma nova edição do Qualificaves, desta vez com foco no treinamento de manejo de apanha de frango de corte. O objetivo foi capacitar os colaboradores das granjas associadas, destacando a importância de cada etapa do processo produtivo para garantir qualidade e segurança alimentar.

O instrutor Anderson Lima, que comandou o treinamento, abordou diversos temas fundamentais para a prática eficiente e responsável da apanha de frangos. “Existem vários pontos importantes a serem destacados na apanha de frango, desde o momento quando se reúne toda a equipe, a preparação do material, os equipamentos de proteção individual, os próprios equipamentos necessários para realizar a tarefa. Mas com certeza merece destaque nesta fase aquela que diz respeito especificamente à parte da coleta, que é o momento em que o frango sai de onde ele está, do solo, e vai até a caixa de transporte para a indústria”, comenta.

Objetivo do treinamento foi capacitar os colaboradores das granjas associadas (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com Lima, que é zootecnista com mestrado e doutorado em Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Viçosa, para que se tenha um trabalho de altíssima qualidade é preciso valorizar os profissionais e o conhecimento da participação e da importância que os mesmos têm na atividade. “Isso deve ser feito com treinamentos constantes e, logicamente, correções de erros pontuais. Tudo isso é fundamental para que possamos alcançar os resultados técnicos necessários, e mais do que isso, os índices de produção que posicionam o Brasil como o segundo maior produtor de carne de frango do mundo e maior exportador do mundo”, conclui o instrutor.

Para o diretor executivo da AVES, Nélio Hand, esta edição do Qualificaves veio atender a uma demanda de associados em oferecer capacitação diretamente aos colaboradores nas próprias empresas. “A percepção é de que existe cada vez mais latente a preocupação com o colaborador, tanto com o seu bem-estar no dia a dia de trabalho, quanto para que possa apresentar uma produtividade qualitativa, mostrando ainda o papel fundamental que cada um possui no processo produtivo de uma proteína animal, resultado em qualidade e segurança alimentar para quem consome”.

Cinquenta e oito pessoas aderiram ao treinamento (Foto: Divulgação)

De acordo com a AVES, o Qualificaves reforça o compromisso da associação com a excelência na produção avícola, garantindo que a capacitação de equipes contribua para a eficiência, sustentabilidade e a manutenção do Brasil como líder mundial na exportação de carne de frango.

Fonte: ASES, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

ABCS fecha parceria para promover o consumo de carne suína

Plano nacional “Alimento no Prato” foca em segurança alimentar

Superávit de US$ 1,4 bilhão na segunda semana de outubro