Segundo o Cepea, ação está ligada à pressão compradora
Em contínua movimentação interna, pressão compradora enfraquece valor da arroba do boi gordo. Como aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, queda foi constatada após o dia 11 de novembro, data em que o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 atingiu R$ 292,00.
De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos, “muitos frigoríficos, especialmente os que trabalham apenas com o mercado doméstico, postergam as compras de novos lotes de animais nos atuais patamares. Com isso, esses agentes se afastam do mercado, trabalham com escalas curtas e adquirem lotes apenas quando há necessidade”.
Contudo, como também explica o Cepea, a oferta de animais prontos para abate ainda é muito baixa, contexto que limita quedas mais intensas nos preços de negociação. “Nessa quarta-feira, 18, o Indicador CEPEA/B3 fechou a R$ 282,15, com recuo de 3,37% frente à quarta-feira anterior, 11. No acumulado da parcial de novembro, no entanto, ainda se verifica avanço nos valores, de 1,35%”, aponta o Cepea.
Fonte: Cepea, adaptado pelo equipe feed&food.