O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), divulgou na última sexta-feira (17), que o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) avançou 1,9% no mês de outubro quando comparado com o de setembro, em termos nominais.
O número é resultado dos aumentos observados para todos os grupos de alimentos, entre eles o IPPA-Pecuária em 4,1%, o IPPA-Grãos em 1%, o IPPA-Hortifrutícolas em 0,9%, e o IPPA-Cana-Café em 0,8%.
Durante o mesmo período analisado, o Índice de Preços ao Produtor Amplo – Disponibilidade Interna (IPA-OG-DI) Produtos Industriais também subiu, com alta de 0,7%, indicando que de setembro para outubro, os preços agropecuários aumentaram frente aos industriais da economia brasileira.
Nos preços internacionais dos alimentos houve uma pequena queda de 0,6%, do qual o índice é divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e o aumento de 2,4% da taxa de câmbio oficial (US$/R$) pelo Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen.
Contudo, entre os meses de janeiro e outubro, o IPPA/CEPEA acumulou queda de 16,5% em relação ao mesmo período de 2022 – consideravelmente superior ao recuo observado para o IPA-OG-DI Preços Industriais, de 4,7%.
Ainda na mesma comparação, registou-se que os preços internacionais dos alimentos também acumularam uma baixa significativa de 14,3%, enquanto a taxa de câmbio nominal está 2,6% abaixo do mesmo mês do ano anterior.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023