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Além do bacon: você está comendo mais carne suína por causa desta associação

Iniciativas de divulgação da proteína contribuíram para alta de 50% no consumo, em 12 anos
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Natalia Ponse | natalia@dc7comunica.com.br

De alguns anos para cá, a ida ao supermercado contou com opções além do frango, carne bovina e peixe para a chamada “mistura” do brasileiro. A carne suína, até então resumida a costelinha, barriga e bacon, agora inclui cortes que antes eram desconhecidos, como alcatra, picanha e filé mignon. 

Isso vai na direção da tendência apontada  por uma pesquisa da Sodexo, destacando que 90% dos consumidores brasileiros preferem uma alimentação saudável, desde que inclua carne na dieta. Nesse sentido, a suinocultura se encaixa ao atender às demandas por produtos saudáveis e sustentáveis, considerando, ao mesmo tempo, critérios como preço, preferência, valor nutricional e impacto ambiental.

Análise comprovada por números: em 2023, o consumo per capita de carne suína chegou a 20,68 kg, totalizando um crescimento de mais de 50% no período de 12 anos. 

Mas, você se lembra daqueles boatos – completamente infundados – de que carne “de porco” fazia mal à saúde? O que mudou? Uma conjunção de fatores, sem dúvidas. Mas, para quem acompanhou o crescimento da preferência do brasileiro por carne suína ao longo da última década, um fator é denominador comum: a atuação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na divulgação e educação do consumidor sobre esse assunto.

A diretora de Marketing e Projetos da ABCS, Lívia Machado, é uma das responsáveis pelo sucesso da carne suína no prato do brasileiro. A coordenação e implementação estratégica do projeto “Escolha + Carne Suína” foi vital para o incremento do consumo no Brasil. 

“Para a ABCS é essencial acompanhar as principais tendências para entender e atender aquilo que os consumidores esperam em relação à saúde, proteína, conexão, saúde e sabor”, pontua Lívia Machado (Foto: reprodução)

O conceito “Escolha + Carne Suína” foi desenvolvido para levar ao conhecimento do consumidor todo o potencial e versatilidade da carne suína para ela ser presença constante na mesa do brasileiro. Idealizado pela ABCS, com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e criação por uma das melhores agências de branding do país, o conceito veio para mudar o cenário de consumo da carne suína por meio de um trabalho conjunto, que vai desde a produção a comercialização da proteína.

O site “Mais Carne Suína” foi criado para ser uma fonte de informações para o brasileiro conhecer mais de perto todas as vantagens da carne suína. “Queremos ser um parceiro sempre presente para esclarecer qualquer dúvida sobre a qualidade da proteína ou ajudar na hora que bater aquela vontade de preparar uma receita com carne suína. Pode ser um lanche, almoço do cotidiano ou até mesmo um jantar especial. Temos um acervo versátil de receitas de deixar qualquer um com água na boca e que é sucesso garantido”, resume um comunicado da ABCS.

Site reúne dados diversos, desde receitas até informações sobre a produção da carne suína (Foto: reprodução)

Mas, o ponto alto das conquistas veio com a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). A iniciativa reúne ações de consumo em parceria com redes de varejo em todo o País – estratégias que consistem em criar significado de categoria, ou seja, vender para aqueles que também são clientes. Desta forma, acrescenta a diretora de Marketing e Projetos, as relações com todos os participantes da cadeia se baseiam no respeito e confiança e, assim, é possível construir ganhos duradouros para o varejo, cadeia e consumidores. 

“Não existe nada relevante feito pelo ser humano que não seja coletivo”, conta Lívia. E, por trás de todo esse esforço em conjunto, há muita história para contar: “Rompemos preconceitos e fizemos das lojas das redes parceiras, pontos de educação por meio do conceito ‘Escolha Mais Carne Suína’”. Segundo Lívia, o sucesso das vendas atualmente é sustentado por três pilares: comunicar, criar história e relacionamentos, e nessas três vertentes a ABCS, como representante dos produtores, têm sido uma referência no agronegócio.

“Precisamos estar sempre atentos ao comportamento do consumidor, basta olharmos para nós mesmos sobre como a gente muda. De opinião, de interesse, mudam os momentos da nossa vida e assim muda a nossa busca. Por isso, para a ABCS é essencial acompanhar as principais tendências para entender e atender aquilo que os consumidores esperam em relação à saúde, proteína, conexão, saúde e sabor”, finaliza.

Em 2024, a Semana Nacional da Carne Suína está marcada para 4 a 19 de junho. “Em um mundo onde a diversidade crescente apresenta um mar de escolhas individuais cada dia maior, a décima segunda edição da SNCS emerge nas maiores e melhores redes de varejo do país não apenas como uma data comercial, mas como uma celebração da diversidade e da personalização. Reconhecendo cada preferência, cada necessidade e cada desejo dos consumidores, sem esquecer que as diferenças não mais afastam, mas sim agregam”, divulga a associação.

Desde sua primeira edição, a campanha vem arrecadando crescimento e foi essencial para a conquista dos 20,68 kg per capita de 2023, totalizando um crescimento de mais de 50% no período de 12 anos. E é por isso que a ABCS se inspira em um insight verdadeiro para o tema deste ano: existe diversidade no prato, mas também união na mesa. 

“Reconhecemos que cada um de nós tem suas próprias preferências e restrições. E seja você um mestre do churrasco buscando a peça perfeita, alguém procurando opções saudáveis e econômicas, ou um chef de cozinha inovador à procura de ingredientes para aquela receita especial, a carne suína tem uma opção para você”, explica o presidente da ABCS, Marcelo Lopes. 

Marcelo Lopes é o presidente da ABCS e reforça versatilidade da carne suína (Foto: reprodução)

“Este ano, é hora de redescobrir a carne suína. Porque sabemos que, independentemente da preferência, ela tem algo para todos. Para Maria e João. Para o churrasqueiro e para o chef premiado. Para todas as receitas e necessidades. Para cada geração, à sua maneira. Afinal, a carne suína é para todos. Há opções para quem tem pouco tempo, para o forno e para a airfryer, para todas as necessidades. Para quem busca economia, para quem procura uma opção mais saudável, para aquela receita especial. Para o churrasco, para os conectados e, é claro, para você! Por isso, nada mais claro do que dizer este ano: Semana Nacional da Carne Suína. Tem para todo mundo. Tem para você”, comunica a associação.

Lívia Machado enfatiza: “Estamos cada vez mais dentro da era do ‘e’, deixando o conceito do ‘ou’ para trás. Lidamos constantemente com as mudanças e os conflitos de interesse geracionais e dentro deste contexto, temos o desafio de promover a carne suína de forma interessante e que cative a atenção das pessoas. A SNCS de 2024 está em consonância com tudo isso”.

O compromisso da ABCS é garantir que a carne suína não apenas satisfaça paladares diversos, mas também contribua para um mundo melhor. Isso inclui uma comunicação mais personalizada, sem perder o senso de comunidade. Varejo, produtores e consumidores unidos para celebrar tradições e criar novas memórias em torno da mesa, onde a carne suína é a grande anfitriã.

Diversidade de cortes contribuiu para aumento no consumo da carne suína (Foto: reprodução)

Uma das redes confirmadas para a edição 2024 da Semana Nacional da Carne Suína é o Grupo Amigão. Anteriormente Companhia Sulamericana de Distribuição, esta é uma rede de supermercados brasileira com sede em Maringá (PR). É o terceiro maior grupo do Paraná e a 17ª rede supermercadista no ranking da ABRAS, a Associação Brasileira de Supermercados. São 57 lojas com atuação no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul; presença em 27 cidades e quatro marcas destacadas regionalmente: Supermercados Cidade Canção, Amigão Supermercados, São Francisco Supermercados e Stock Atacadista. 

Luiz Carlos Oliveira é o gerente Comercial de Perecíveis do Grupo Amigão e nos contou sobre como a campanha influenciou as vendas do Grupo e transformou as decisões de compra do consumidor brasileiro.

“A parceria traz evolução na forma de vender e nos hábitos de consumo da nova geração, que precisa de praticidade no dia a dia”, resume Luiz Carlos Oliveira (Foto: divulgação)

Poderia nos contar qual é a visão do Amigão Supermercados em relação à campanha ESCOLHA + CARNE SUÍNA e como a empresa tem contribuído para promover o consumo de carne suína em suas lojas?

Nossa missão é fazer com que essa proteína esteja presente nos lares dos nossos clientes com mais frequência, fidelizando e os atraindo com vários cortes que compõe o mix, oferecendo produtos com frescor e qualidade. E para isso temos usado todos os nossos meios de comunicação, exposições e ofertas. Desenvolvemos comunicação no ponto de venda, encartes e promoções personalizadas para os clientes que participam do programa de relacionamento Clube+ Amigão, além de contratação de influenciadores e de divulgarmos o assunto na imprensa. .

Como tem sido a parceria entre o Amigão Supermercados e a ABCS na promoção da campanha ESCOLHA + CARNE SUÍNA? Quais são as iniciativas específicas realizadas em conjunto para estimular o consumo de carne suína nas lojas?

A parceria traz evolução na forma de vender e nos hábitos de consumo da nova geração, que precisa de praticidade no dia a dia. Com foco em vender mais, trabalhamos as oportunidades decorrentes dessa união, visando aproveitar toda experiência e suporte da ABCS para focar nos detalhes que possam agregar e trazer resultados.

Qual tem sido a resposta dos consumidores às ações promocionais relacionadas à carne suína nas lojas do Amigão Supermercados? Vocês têm percebido um aumento significativo na demanda por esse tipo de produto?

Tivemos crescimento referente a junho 2023 x 2022 de 9,1% no valor e 11,9% na quantidade. Aproveitamos a venda do sortimento e geramos experimentação, promovendo em nossas mídias e colhendo aumento significativo de venda. Os consumidores têm procurado conhecer essa proteína cada dia mais. Nos últimos dez anos a evolução de consumo tem sido exponencial e identificando essa procura, temos trabalhado para inserir na cesta de compra mais cortes suínos.

O Amigão Supermercados tem ampliado a oferta de cortes diferenciados de carne suína em suas lojas em resposta ao aumento do interesse dos consumidores? Quais são os principais tipos de cortes que têm sido mais procurados pelos clientes?

Temos explorado cortes, e isto tem sido um diferencial no nosso resultado. Exemplos são os cortes temperados como panceta suína, costela suína e picanha suína. As abordagens com degustações em nossas lojas têm gerado satisfação entre os clientes.

Como o Amigão Supermercados tem abordado questões de sustentabilidade e bem-estar animal em relação à carne suína oferecida em suas lojas? Existem políticas ou iniciativas específicas nesse sentido que você poderia destacar?

Nossos fornecedores possuem políticas eficientes de responsabilidade e bem-estar animal que são adequadas a nossa política. Fazemos visitas periódicas nos frigoríficos e ambientes de criação dos animais para atestar boas práticas e nos certificar da qualidade dos produtos que oferecemos em nossas lojas, garantindo procedência.

30 DE ABRIL – DIA DO ASSOCIATIVISMO

O compromisso sério da ABCS na promoção da carne suína a destaca como um exemplo brilhante de como o associativismo pode catalisar mudanças significativas na percepção pública sobre o agronegócio. Ao longo dos anos, seu empenho na campanha “Escolha Mais Carne Suína” e na realização da Semana Nacional da Carne Suína tem sido verdadeiramente inspirador. Graças a esses esforços, o consumo nacional de carne suína aumentou extraordinariamente, evidenciando não apenas a qualidade e a saudabilidade dessa proteína, mas também a importância vital de iniciativas colaborativas na indústria. 

Por meio da visão e da liderança da ABCS, mais cortes suínos têm chegado aos lares brasileiros, levando sabor, nutrição e uma nova apreciação pelo trabalho árduo dos produtores. No Dia Nacional do Associativismo, neste 30 de abril, celebramos não apenas os feitos da ABCS, mas também o poder transformador do trabalho conjunto na construção de um futuro mais brilhante para o agronegócio brasileiro.

A FEEDFOOD AGRADECE O INCANSÁVEL TRABALHO DAS ASSOCIAÇÕES DO AGRONEGÓCIO NA MISSÃO DE FORTALECER ESTE SETOR E EXPANDIR O CONHECIMENTO, PARA O PÚBLICO FINAL, DO QUANTO NOSSOS PRODUTORES SÃO A BASE PARA O ALIMENTO QUE ESTÁ TODOS OS DIAS EM SUAS MESAS.

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