A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) manifestou entusiasmo com a nomeação do embaixador André Corrêa do Lago como presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). O evento, que será realizado em Belém (PA) neste ano, representa um marco para o Brasil na agenda climática global.
Segundo Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, a escolha de Corrêa do Lago reflete sua experiência consolidada em negociações climáticas e internacionais. “A COP30 contará com um presidente habilidoso e aberto ao diálogo, que poderá posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global. Além disso, ele reconhece o agronegócio como uma parte essencial das soluções para o combate às mudanças climáticas e para a implementação de ações de mitigação,” destacou Carvalho.
Corrêa do Lago, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, possui ampla atuação em temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à bioeconomia. Sua liderança é vista como fundamental para o avanço de discussões cruciais sobre sustentabilidade e preservação ambiental, especialmente em um momento de crescente demanda por ações climáticas efetivas.
A ABAG também celebrou a nomeação de Ana Toni, secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, como diretora-executiva da COP30. Para a associação, a dupla liderará de forma estratégica as negociações, promovendo soluções inclusivas e colaborativas para enfrentar os desafios climáticos globais.
Fonte: ABAG, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM
23º CONBEP e 2º IFC Amazônia destacam avanços na engenharia de pesca e aquicultura
Projeto Frete Verde neutralizou 2.155 toneladas de carbono em 2024