Camila Santos, da redação I camila@dc7comunica.com.br
Valéria Campos, de Goiânia (GO) I valeria@dc7comunica.com.br
O Workshop Pecuária Intensiva a Pasto – A teoria da pecuária intensiva na prática, que teve como lema: “Dinheiro não dá em árvore, dá em pasto” – realizado pela Coan Consultoria e Intensiva Consultoria em Goiânia (GO), encerrou hoje, 13 de dezembro, com discussões sobre tecnologia, eficiência produtiva e gestão no setor pecuário. O evento reuniu especialistas, pecuaristas e técnicos para analisar o cenário atual e os desafios do mercado, com foco em estratégias para melhorar resultados econômicos e técnicos.
Durante o evento, foi enfatizada a importância da gestão de custos e pessoas no aumento da competitividade da cadeia produtiva. “Tivemos a oportunidade de discutir ferramentas que auxiliam o pecuarista a gerenciar melhor os riscos, garantindo maior eficiência técnica e econômica, tanto em projetos de pecuária a pasto quanto em confinamento”, destacou Rogério Coan, zootecnista e diretor técnico da Coan Consultoria, que possui mais de 20 anos de experiência e já percorreu mais de 1,5 milhões de quilômetros em 24 estados brasileiros e países como Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, acumulando uma trajetória robusta de mais de 1,2 milhões de cabeças assistidas, 36 artigos publicados, oito livros lançados e três prêmios importantes, incluindo o de Melhor Consultor pela Beef World, em 2019.
O impacto das oscilações no preço da arroba do boi gordo ao longo de 2024 também teve destaque. “Foi um ano desafiador, marcado por um mercado instável. Discutimos as melhores práticas para enfrentar essas tormentas e como preparar o setor para 2025”, pontuou Coan que acredita que há uma expectativa positiva para o próximo ano, especialmente para o segundo semestre, quando espera-se uma consolidação dos preços e melhores margens de rentabilidade.
Ele também reforçou a importância de aliar teoria e prática no manejo de sistemas de pecuária a pasto e confinamento. “Discutimos ferramentas que auxiliam o pecuarista a gerenciar melhor os riscos e estratégias que geram resultados técnicos e econômicos superiores. A eficiência e o uso de tecnologia são os pilares para enfrentar os desafios do mercado”, afirma o diretor que pontuou as oportunidades para 2025, com expectativa de recuperação no segundo semestre e necessidade de gestão estratégica nas propriedades.
O workshop, que reuniu 280 participantes, reforçou a relevância da tecnologia e da gestão como pilares para o desenvolvimento sustentável da pecuária intensiva. “A troca de experiências é fundamental para consolidar boas práticas e fomentar o avanço da pecuária intensiva. O desafio permanece, mas é fundamental que os produtores façam sua lição de casa, buscando eficiência e inovação”, concluiu o especialista.
A FeedFood esteve na cobertura do evento para informar as principais novidades e insights para seus leitores.
LEIA TAMBÉM:
Workshop Pecuária Intensiva a Pasto reúne especialistas e pecuaristas em Goiânia
Conversão Pastagens Degradadas é pauta da reunião do MAPA com representantes da Arábia Saudita
Mauricio Palma Nogueira discute importância da tecnologia na Pecuária durante Workshop em Goiânia